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Comparativo Completo

A suspensão do Alizé agrada mais pelo conforto, e a do Street, pelo comportamento dinâmico, em função das diferentes definições de molas e amortecedores. Ambos foram bem adaptados para as lombadas, sendo o Clio uma referência nacional nesse ponto -- e um exemplo para as conterrâneas Citroën e Peugeot, que parecem desconhecer a presença desses tormentos em nossas vias.

Clique para ampliar a imagem Nestas versões de 1,0 litro o Clio tem anulada sua vantagem em desempenho, mas permanece superior no conforto de rodagem. Os engates do câmbio deveriam ser mais leves e precisos

De resto, há equilíbrio nos sistemas de iluminação, com faróis de refletor único (superfície complexa é usada apenas no Fiesta), luz suplementar de freio e repetidores de luzes de direção nos pára-lamas (que o novo Fiesta não traz mais), mas não faróis ou luz traseira de neblina. Ambos têm retrovisor esquerdo convexo, sendo a visibilidade posterior do Ford prejudicada por uma falha simples de resolver: a cobertura do porta-malas fica mais alta que a base do vidro.

Em segurança passiva, afinal, o Clio sai na frente graças às bolsas infláveis frontais de série, uma boa medida tomada pela marca que, infelizmente, não foi muito copiada pela concorrência. Basta se ver o Fiesta Sedan, que oferece apenas a bolsa do motorista, vinculada a um caro pacote de opcionais. Cintos de três pontos estão disponíveis para quatro dos ocupantes nos dois modelos, mas somente o Renault vem com encostos de cabeça traseiros. Continua

Os Fords têm sido primorosos em comportamento dinâmico e o Fiesta Sedan não é exceção. Mas deveria oferecer bolsa inflável para o passageiro e encostos de cabeça atrás
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Comentário técnico
> O motor do Clio é um raro exemplo de cabeçote com 16 válvulas acionadas todas por uma só árvore de comando. O usual é que motores multiválvula tragam duplo comando, como todos os 1,0-litro do mercado -- exceto o Peugeot 206, que usa o mesmo propulsor Renault. Tanto nele quanto no Fiesta é empregada a tecnologia de acionamento de válvulas por alavanca roletada.

> O reduzido curso dos pistões nestes motores propicia uma relação r/l correta, mesmo que as bielas
sejam um tanto curtas (no Clio, apenas 122 mm). No Ford a r/l é de 0,261, e no Renault, de 0,273, bem abaixo do limite aceitável de 0,3.

> Ambas as marcas recorrem a um consagrado conjunto de suspensão: conceito McPherson à frente (braço na parte inferior e uma coluna elástica, com mola helicoidal e amortecedor) e eixo de torção na traseira (um tubo em forma de "U" que trabalha sob torção, com mola e amortecedor em cada lado), com estabilizador e subchassi na dianteira.

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