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Comparativo

Concorrência não
é páreo para o Focus

Focus Brava ELX
Golf 2.0 Astra GLS

Astra, Brava e Golf enfrentam a versão básica do novo
Ford, que vai fazer estrago -- se o preço não decepcionar

Fiat Brava ELX Ford Focus
Chevrolet Astra GLS Volkswagen Golf 2.0
Texto: Fabrício Samahá - Fotos: Fabrício Samahá e divulgação

A Ford, suas concessionárias e seus admiradores estão aliviados. Depois de assistirem ao envelhecimento do Escort e à renovação de toda a concorrência, têm agora nesse disputado segmento o Focus, produto dos mais modernos da categoria e dotado de grandes qualidades.

O preço do novo carro ainda não foi divulgado, mas isso não inviabiliza sua comparação aos principais concorrentes. O Best Cars Web Site estima que a versão básica, de cinco portas e motor 1,8 16V de 115 cv, custe cerca de R$ 30 mil sem opcionais. Nessa faixa a arqui-rival General Motors oferece o Astra GLS, com motor dois-litros 8V de 112 cv e apenas três portas, e a Volkswagen tem o Golf 2.0, também de oito válvulas, com 116 cv (
veja preços).

Estilo ousado e diferente do que roda por aí, um trunfo do Focus. Mas não o único: o novo Ford tem suspensão bem acertada, amplo espaço interno e interior muito agradável

Por pouco mais se compra o Fiat Brava ELX, com motor mais modesto -- 1,6 16V de 106 cv. A versão superior, HGT 1,8 de 132 cv, já estaria muito acima dos demais em preço e potência, concorrendo com Focus Ghia e Astra GLS 16V.

Os quatro vêm de série com direção assistida, imobilizador, ajuste do volante em profundidade (salvo Brava) e altura, e cintos de três pontos traseiros. No Focus e Brava há também toca-CD, e no Astra e Golf rodas de alumínio. Só o Brava vem com ar-condicionado incluído, o que já compensa a diferença de preço. Controle elétrico dos vidros dianteiros e travas das portas vêm só como opcional no Focus e Golf -- mas este traz faróis de neblina, opcionais no Astra e Brava e inexistente no Focus.

Estilo do Astra é contemporâneo e seu motor dois-litros agrada pelo torque, mas a falta de cinco portas não tem justificativa e o acabamento precisa melhorar logo
Os itens citados acima são oferecidos em todos, mesmo que como opcionais. O mesmo vale para ar-condicionado, duas bolsas infláveis, freios antitravamento (ABS), controles elétricos de retrovisores e alarme com controle remoto. Detalhe exclusivo do Astra é o computador de bordo, e do Brava, bolsas infláveis laterais.
Concepção e estilo

O comparativo traz interessante amostragem de tendências de estilo. Arestas no Focus, linhas curvas no Brava e Golf e retas no Astra tornam fácil a identificação de cada modelo nas ruas, sem definir qual o mais agradável -- as opções são tão distintas que caem no terreno do gosto pessoal. Como exemplo, as inusitadas lanternas do Brava e do Focus despertam a apreciação de muitos, mas outros as detestam.

As linhas arredondadas do Brava não aparentam seus cinco anos de Europa. É espaçoso e eficiente, exceto pela suspensão traseira muito macia -- e perde em desempenho
No que se refere a lançamento internacional, o Ford (1998) é um ano mais novo que GM e VW, e três mais recente que o Fiat. Muitos, porém, poderiam pensar que o Brava fosse mais recente que o Golf, em função do estilo mais ousado. Um fato positivo de Golf e Astra é que, pelas formas mais sóbrias e convencionais, tendem a durar mais no mercado sem se desgastar. Mas ambos guardam semelhança -- para alguns, excessiva -- com as gerações anteriores, o que não ocorre com os outros dois. Continua

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