Astra, Brava e Golf
enfrentam a versão básica do novo |
|
A Ford, suas concessionárias e seus
admiradores estão aliviados. Depois de assistirem ao
envelhecimento do Escort e à renovação de toda a
concorrência, têm agora nesse disputado segmento o
Focus, produto dos mais modernos da categoria e dotado de
grandes qualidades. |
Estilo ousado e diferente do que roda por aí, um trunfo do Focus. Mas não o único: o novo Ford tem suspensão bem acertada, amplo espaço interno e interior muito agradável |
Por pouco
mais se compra o Fiat Brava ELX, com motor mais modesto
-- 1,6 16V de 106 cv. A versão superior, HGT 1,8 de 132
cv, já estaria muito acima dos demais em preço e potência,
concorrendo com Focus Ghia e Astra GLS 16V. |
Estilo do Astra é contemporâneo e seu motor dois-litros agrada pelo torque, mas a falta de cinco portas não tem justificativa e o acabamento precisa melhorar logo |
Os itens citados acima são oferecidos em todos, mesmo que como opcionais. O mesmo vale para ar-condicionado, duas bolsas infláveis, freios antitravamento (ABS), controles elétricos de retrovisores e alarme com controle remoto. Detalhe exclusivo do Astra é o computador de bordo, e do Brava, bolsas infláveis laterais. | |
O comparativo traz interessante amostragem de tendências de estilo. Arestas no Focus, linhas curvas no Brava e Golf e retas no Astra tornam fácil a identificação de cada modelo nas ruas, sem definir qual o mais agradável -- as opções são tão distintas que caem no terreno do gosto pessoal. Como exemplo, as inusitadas lanternas do Brava e do Focus despertam a apreciação de muitos, mas outros as detestam. |
As linhas arredondadas do Brava não aparentam seus cinco anos de Europa. É espaçoso e eficiente, exceto pela suspensão traseira muito macia -- e perde em desempenho |
No que se refere a lançamento internacional, o Ford (1998) é um ano mais novo que GM e VW, e três mais recente que o Fiat. Muitos, porém, poderiam pensar que o Brava fosse mais recente que o Golf, em função do estilo mais ousado. Um fato positivo de Golf e Astra é que, pelas formas mais sóbrias e convencionais, tendem a durar mais no mercado sem se desgastar. Mas ambos guardam semelhança -- para alguns, excessiva -- com as gerações anteriores, o que não ocorre com os outros dois. Continua |
Avaliações - Página principal - e-mail © Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |
O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações. |