Em precisão e suavidade de engates do câmbio o Mégane fica atrás -- esse é o calcanhar-de-Aquiles dos Renaults hoje, como já foi dos Fiats --, com certo equilíbrio entre os demais. Focus e Marea são melhores no engate da ré -- é mais difícil logo no Astra, que a tem sincronizada e por isso deveria permitir o engate mais ágil. Já os freios do Marea e Mégane trazem distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD), mas o Renault adota tambores atrás em vez de discos. |
Motor conhecido mas eficiente leva o Focus ao segundo lugar em desempenho, em equilíbrio com o Astra. Câmbio longo desagrada aos preguiçosos, pois o torque em baixos regimes não é dos maiores |
O trabalho de suspensão
dos quatro carros sobre nossos pisos degradados é
eficiente, embora o Astra seja o mais firme e o Marea o
mais macio. A Fiat recalibrou a suspensão das versões 2.4,
eliminando os incômodos balanços que permanecem no
Brava e na perua Weekend. Seu comportamento ficou mais próximo
do Focus (único com suspensão traseira multibraço e subchassi em ambos os eixos) e Astra,
enquanto a imprecisão do antigo Mégane em alta
velocidade ainda não pôde ser revista, nesta versão
aperfeiçoada, em uma avaliação completa. De série ou como opcional, todos podem ter duas bolsas infláveis frontais, mas apenas o Marea oferece as laterais como opção. Freios antitravamento (ABS) são opcionais em todos, que vêm com faróis de neblina, repetidores de luzes de direção nos pára-lamas e faróis principais de superfície complexa -- com refletor único no Focus e duplo nos demais. |
Muita tecnologia no 2,45-litros do Marea -- coletor de admissão e comando de válvulas variáveis, acelerador eletrônico -- resulta em funcionamento suave, alto torque e potência disparada na frente, 160 cv. Mas sua liderança em desempenho é por pequena margem |
Enquanto a
Ford não divulga o preço do Focus, as análises de
custo-benefício são apenas estimativas. Se mantiver o
valor que esperamos (R$ 38.000), o carro será uma opção
muito forte no segmento, superando os concorrentes em
modernidade e acabamento, além de estar bem inserido em
desempenho, espaço e mecânica de modo geral. |
Motor
do Astra 16V ficou mais potente para 2001, igualando-se
ao Vectra CD de O Astra revela um conjunto
equilibrado, agora com motor ainda mais saudável, mas
seu acabamento está ficando muito abaixo da média da
categoria. Enfim, o Mégane transmite bem-estar e oferece
o maior espaço para bagagem, mas deve bastante em
comando de câmbio e desempenho. |
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Dados fornecidos pelos fabricantes. Preços vigentes em 26/10/00. * Preços estimados. |
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