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Comparativo Completo
Conforto e conveniência

Quem escolhe uma minivan sabe o que vai encontrar: grande volume interno, bancos em posição elevada e com muitas opções de ajuste e posição, ótima visibilidade e uma série de detalhes que facilitam a vida familiar a bordo. O que diferencia estas três é o modo como cada fabricante chegou -- ou tentou chegar -- a esses objetivos.

Clique para ampliar a imagem A Zafira parece um Astra também por dentro: painel simples e bem legível, amplo computador de bordo, volante com ajuste em altura e profundidade. Nesta versão básica muitos itens de conveniência e conforto são cobrados à parte

Começando pelo espaço, a Picasso sai em vantagem. É mais larga na frente e atrás (cerca de 2 cm mais que a Scénic e 5 cm mais que a Zafira), possui um banco traseiro com maior comprimento (melhor apoio para as coxas), mais espaço para as pernas nesse assento e maior altura dos bancos ao teto. Só que a Zafira traz um trunfo: os bancos adicionais no que seria o porta-malas.

Esses dois lugares oferecem espaço razoável, embora a acomodação das pernas e a visibilidade sejam claramente de "classe econômica". Fora de uso, podem ser rebatidos sem dificuldade e ocultos no assoalho, que se torna plano: boa solução para quem não tem como guardá-los na garagem, mas infeliz no ponto de vista de se transportar, por toda a vida do carro, um peso-morto que talvez quase não seja utilizado. Outro problema é o acesso estreito e desconfortável a esses bancos, através do pesado recolhimento do central.

Mais inovação na Picasso: um futurista painel digital, mas sem conta-giros e difícil de ler em certas condições. É a única com o câmbio em cômoda posição elevada e um segundo ar-condicionado para o banco traseiro, opcional
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Melhor ficar mesmo com os cinco lugares principais, onde as três minivans acomodam adultos com bom conforto -- à exceção do ocupante central na Scénic, penalizado por um banco bem mais estreito que os de seus colegas ao lado. Na Picasso os três bancos têm o mesmo tamanho e a Zafira utiliza um inteiriço, apenas com uma divisão em 60/40 do encosto para o rebatimento. Isso impede que sua seção central possa avançar, tornar-se uma mesinha ou mesmo ser removida, como nas demais.

A posição de dirigir das três é imposta pelo desenho dos veículos, que têm a cabine mais avançada e os bancos mais altos (embora o do motorista seja regulável em altura) que nos automóveis de que derivam. Nesse aspecto a Picasso é melhor resolvida, graças à montagem da alavanca de câmbio junto ao painel, como em vans maiores, e à boa posição dos pedais e volante -- este ajustável em altura nas três e também em profundidade na Zafira. Curiosa a eliminação desta regulagem pela Citroën, pois equipa o Xsara.

Clique para ampliar a imagem Tudo na Scénic vem do Mégane, incluindo os controles de vidros em posição baixa demais; comandos de áudio junto ao volante equipam também a Picasso e como opcional a Zafira. Mas o revestimento dos bancos em couro é exclusivo

A Zafira evidencia que o assento subiu sem que o restante acompanhasse: a posição para acionar a alavanca de câmbio, a do freio de estacionamento e os pedais não é natural e estes cansam as pernas, sobretudo o acelerador extremamente pesado, uma triste característica da linha Astra. Já na Scénic o ponto negativo é o volante muito à horizontal, como em vans utilitárias. Mas a posição geral é melhor que na Zafira e há ajuste do apoio lombar do encosto.

Enquanto a GM e a Renault aproveitaram tanto quanto possível o painel de seus automóveis, a Citroën inovou com um mostrador digital exclusivo, montado no centro do painel próximo ao pára-brisa -- exige menor desvio da atenção da estrada, mas seria melhor se ficasse à esquerda, diante do motorista. Só que há inconvenientes: a leitura de instrumentos digitais requer mais atenção que a de analógicos, sobretudo durante um dia ensolarado, com faróis acesos (quando a iluminação é atenuada) e óculos de sol. E, inexplicável, não existe conta-giros. Continua

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