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Comparativo Completo

Os dois trazem os itens de conveniência e conforto mais comuns, como controle elétrico dos vidros com função um-toque (só nos dianteiros no Polo), sensor antiesmagamento e temporizador, ajuste elétrico dos retrovisores, alarme, abertura da portinhola de abastecimento ligada à trava central, fechamento dos vidros por fora (via fechadura no VW e controle remoto no GM), pára-brisa com faixa degradê, indicador da temperatura externa, temporizador da luz interna com apagamento gradual, ajuste do intervalo do limpador de pára-brisa (com seletor no Polo e através do intervalo feito pelo motorista no Corsa), travamento automático das portas ao rodar e interruptor central de trava.

A posição de dirigir agrada em ambos, mas ao Polo (à esquerda) o motorista
adapta-se com mais facilidade, pelos ajustes em altura e profundidade do volante

Alguns recursos vêm apenas no Polo: porta-copo escamoteável no painel, luzes de estacionamento (aciona-se a de direção do lado desejado para manter as lanternas daquele lado acesas), luz-piloto para indicar porta-malas aberto, fechadura elétrica em sua tampa (a chave é inserida dentro do emblema VW) e trava com chave do rebatimento do banco traseiro -- em redundância, pois é preciso destravar ambos os lados do encosto, que é inteiriço. A favor do Corsa, um porta-óculos no teto, o mostrador separado do rádio e o bom detalhe de o comutador de farol não permitir seu acendimento já em facho alto, que ofusca outros motoristas.

Enfim, um empate: a capacidade dos porta-malas é a mesma, 432 litros, e ambos têm o estepe sob o assoalho, com roda de aço no caso de se ter as de alumínio nos demais pneus. Mas a tampa do Polo adota dobradiças externas e pantográficas e possui acabamento interno, evitando a exposição dos recortes de chapa. Tem ainda quatro ganchos para amarrar a bagagem.

O Corsa tem melhor aceleração, graças ao torque bem superior, e trafega em estrada com uma baixa e agradável rotação, mérito do câmbio 4+E adotado
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Mecânica, comportamento e segurança   Os dois motores seguem a tradicional concepção de duas válvulas por cilindro, que vem ganhando adeptos entre nossos fabricantes (veja-se a Fiat, que extinguiu os motores 16V da linha Palio). São projetos razoavelmente modernos, sobretudo o do Polo (saiba mais sobre técnica), mas diferem em alguns números e, sobretudo, nos resultados.

Se a potência é quase a mesma (102 cv o GM, 101 o VW) e a cilindrada do Corsa é maior, sua potência específica é menor, 56,7 cv/l ante 63,2 cv/l do Polo. Como se espera, o GM sai bem à frente em torque, ao oferecer 16,8 m.kgf a apenas 2.800 rpm, contra 14,3 m.kgf a 3.250 rpm: diferença sensível, que se nota facilmente por sua maior agilidade no uso cotidiano. Mas a relação r/l desfavorável desse motor (saiba mais) gera incômoda aspereza em regimes a partir de 3.000 ou 3.500 rpm, sendo bem mais tênue no VW.

Clique para ampliar a imagem O motor mais elaborado permite ao Polo alcançar o oponente em potência e superá-lo em velocidade máxima e consumo, mas o nível de ruído em viagem ainda incomoda

Os índices de desempenho apontam vantagem para o Corsa na aceleração de 0 a 100 km/h, com 10,9 segundos contra 11,5, e para o Polo em velocidade máxima, 185 ante 179 km/h. É curioso que o VW tenha ganho 5 km/h em relação à versão hatch, já que o Cx quase não mudou (baixou de 0,32 para 0,315). Talvez tenha relação com o alongamento das relações de marcha, de que falaremos adiante. O Polo também consome menos, rodando 0,5 km/l a mais tanto em cidade quanto em estrada, de acordo com os fabricantes. Continua

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