Os dois trazem os itens de conveniência e conforto mais comuns, como controle elétrico dos vidros com
função um-toque (só nos dianteiros no Polo), sensor
antiesmagamento e temporizador, ajuste elétrico dos retrovisores, alarme, abertura da portinhola de abastecimento ligada à trava central, fechamento dos vidros por fora (via fechadura no VW e controle remoto no GM), pára-brisa com faixa degradê, indicador da temperatura externa, temporizador da luz interna com apagamento gradual, ajuste do intervalo do limpador de pára-brisa (com seletor no Polo e através do intervalo feito pelo motorista no Corsa),
travamento automático das portas ao rodar e interruptor central de
trava. |
A posição
de dirigir agrada em ambos, mas ao Polo (à esquerda) o motorista Alguns recursos vêm apenas no Polo: porta-copo escamoteável no painel, luzes de estacionamento (aciona-se a de direção do lado desejado para manter as lanternas daquele lado acesas), luz-piloto para indicar porta-malas aberto, fechadura elétrica em sua tampa (a chave é inserida dentro do emblema VW) e trava
com chave do rebatimento do banco traseiro -- em redundância, pois é preciso destravar ambos os lados do encosto, que é inteiriço. A favor do Corsa,
um porta-óculos no teto, o mostrador separado do rádio e o bom detalhe de o comutador de farol não permitir seu acendimento já em facho alto, que ofusca outros motoristas. |
O Corsa tem
melhor aceleração, graças ao torque bem superior, e trafega em
estrada com uma baixa e agradável rotação, mérito do câmbio 4+E
adotado |
Mecânica, comportamento e
segurança Os dois motores seguem a tradicional concepção de duas válvulas por cilindro, que vem ganhando adeptos entre nossos fabricantes (veja-se a Fiat, que extinguiu os motores 16V da linha Palio). São projetos razoavelmente modernos, sobretudo o do Polo
(saiba mais sobre técnica), mas diferem em alguns números e, sobretudo, nos resultados. |
O motor mais elaborado
permite ao Polo alcançar o oponente em potência e superá-lo em
velocidade máxima e consumo, mas o nível de ruído em viagem ainda
incomoda |
Os índices de desempenho apontam vantagem para o Corsa
na aceleração de 0 a 100 km/h, com 10,9 segundos contra 11,5, e para o Polo em velocidade máxima, 185 ante 179 km/h. É curioso que o VW tenha ganho 5 km/h em relação à versão
hatch, já que o Cx quase não mudou (baixou de 0,32 para
0,315). Talvez tenha relação com o alongamento das relações de marcha, de que falaremos adiante. O Polo também consome
menos, rodando 0,5 km/l a mais tanto em cidade quanto em estrada, de
acordo com os fabricantes. Continua |
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