Estilo vs. desempenho O
motor turbodiesel de 132 cv deixa o S10 muito rápido, |
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Quase seis anos depois de seu lançamento, o S10
havia perdido impacto com a chegada de novos concorrentes, em especial Ranger e Dakota. A GM decidiu então implantar, na linha 2001, a primeira reestilização de seu picape médio (em 1999 houve apenas cirurgia plástica --
saiba a diferença). E não agradou a muitos: para a maioria, em vez de robustez o S10 ganhou linhas pesadas, desarmônicas e nada atuais. |
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Linhas polêmicas no novo S10, com desacordo entre a modernidade dos faróis (superiores aos do Dakota) e os retilíneos pára-lamas, mas a aparência da traseira é interessante |
Ambos têm origem em modelos norte-americanos, mas o Dakota nacional segue fielmente o padrão dos ianques, enquanto nosso S10 tem e sempre teve estilo frontal exclusivo. Lançado lá em 1997, o Dodge tem projeto bem mais atual e isso fica evidente nas formas arredondadas e harmônicas da cabine, por exemplo. A imponência da enorme grade e o equilíbrio de linhas são um ponto alto do Dakota, sendo a aparência um forte apelo de vendas do picape. O mesmo não pode ser dito do S10, que das linhas harmoniosas de 1995 chegou a formas desajeitadas, em busca de um estilo mais robusto. Apesar dos belos e eficientes faróis de superfície complexa, ainda ausentes do Dakota, os pára-lamas de linhas retas e a combinação de formas na frente depõem contra o estilo do novo S10. |
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Estilo continua um ponto alto do Dakota, com robustez e harmonia na medida certa; detalhes internos podem melhorar |
Os dois modelos trazem regulagens individuais do banco do motorista e apoio de braço central, mas o acabamento geral do Dakota é superior nesta versão Sport, em comparação ao S10 básico.
Na linha 2001 a GM reformulou seu painel, trocando o confuso comando de luzes por um botão giratório, e eliminou até o ressalto no assoalho do passageiro, fator de desconforto nas versões anteriores. |
Foi bem-vinda a reformulação interna do S10, eliminando até o ressalto no assoalho do passageiro; painel da versão básica deveria trazer conta-giros |
Ambos os painéis trazem manômetro de óleo e voltímetro, além das informações essenciais, mas falta conta-giros no S10. O Dakota tem outros itens exclusivos, como computador de bordo com bússola digital, luzes de leitura e iluminação em torno do interruptor de partida. Continua |
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