O Fiesta traz pára-brisa degradê, importante neste país tropical, e espaço adequado para objetos, quase inexistente no Clio. Este é o único a oferecer controle elétrico dos retrovisores e travamento das portas a distância. Já o Fiesta traz um foco de luz para encontrar a fechadura em locais escuros... muito útil, mas preferimos um controle remoto. |
Não são os mais espaçosos do segmento, tanto no interior quanto no porta-malas. O Fiesta deveria melhorar em detalhes de acabamento |
Muito prático no Clio é o satélite montado junto ao volante que controla o rádio/toca-CD. A Ford prefere não instalar sistema de áudio de fábrica, deixando-o a cargo do comprador, na concessionária. Incomoda mesmo no Fiesta o porta-malas aberto só com chave, enquanto o do Clio é travado junto das portas. A capacidade de bagagem é equivalente, em torno de 250 litros. E no estepe, uma curiosidade: enquanto a Renault abandonou a montagem externa -- tipicamente francesa -- em favor da colocação interna, a Ford a mantém. | |
Os dois motores adotam uma tecnologia de redução de atrito inovadora no segmento no Brasil (saiba mais sobre técnica), embora a Ford faça muito mais alarde em torno do fato que a Renault. Esse é um segredo da eficiência, maciez de funcionamento e das prontas respostas de ambos, que os tornam muito agradáveis de dirigir. |
Formato do teto dificulta o acesso ao banco traseiro do Clio. Seu estepe, ao contrário do Fiesta e de sua geração anterior, vem dentro do porta-malas |
A configuração de duplo
comando e quatro válvulas por cilindro do Clio fala mais
alto -- mas não tanto -- em potência, 102 cv contra 95
cv. Mas o torque máximo do Fiesta (14,11 m.kgf), mesmo
menor, aparece a baixíssimos 2.250 rpm, muito antes do
Clio (15,2 m.kgf a 4.250 rpm). A disposição do motor
Ford fica evidente ao primeiro contato, não deixando
saudades do brilhante Zetec SE de 1,4 litro, 16 válvulas
e 88,8 cv, com bloco de alumínio, usado no Fiesta de
topo até 1999. Um belo trabalho da engenharia nacional. Continua |
Clio | Fiesta |
Acionamento elétrico vidros D / T | S/ND | S/ND |
Ajuste de altura dos bancos E / D | ND | ND |
Ajuste de apoio lombar E / D | ND | ND |
Ajuste do volante em altura / profundidade | S/ND | ND |
Ajuste elétrico retrovisores E / D | S | ND |
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância | ND | ND |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado / controle automático | S/ND | S/ND |
Bancos / volante em couro | ND | ND |
Bolsa inflável E / D / laterais | S/S/ND | ND |
Câmbio automático | ND | ND |
Comando interno do porta-malas | ND | ND |
Computador de bordo | ND | ND |
Conta-giros | S | S |
Controle automático de velocidade | ND | ND |
Controle de tração | ND | ND |
Direção assistida | S | S |
Faróis de neblina | S | S |
Freios antitravamento (ABS) | ND | ND |
Imobilizador de motor | S | S |
Limpador/lavador traseiro | S | S |
Luzes de leitura D / T | ND | ND |
Luz traseira de neblina | S | ND |
Rádio/toca-fitas | ND | ND |
Rádio/toca-CD | S | ND |
Relógio | S | ND |
Repetidoras laterais de direção | S | S |
Rodas de alumínio | S | S |
Terceira luz de freio | S | S |
Teto solar / comando elétrico | ND | ND |
Travamento central | S | S |
Vidros verdes | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro |
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