Os itens mais importantes no uso prático constam do texto principal. Neste quadro, pretendem-se enfocar detalhes que fazem a diferença de um bom automóvel, facilitando a vida do motorista e passageiros. |
Atenção ao mostrar o famoso Zetec Rocam aos amigos: o compartimento do motor do Fiesta vem em tom vinho, sem brilho e em grande contraste com o vermelho-vivo da carroceria |
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A RENAULT instalou botões de buzina no volante,
nesta segunda geração, e manteve por algum tempo o
comando na alavanca esquerda, ao gosto francês. Deve ter
percebido que não fazia falta e o removeu. > CURIOSA a antena extremamente longa do Clio -- de teto, como a do Fiesta. > ECONOMIAS: a luz interna do Fiesta não se acende ao abrir uma porta traseira e a iluminação dos instrumentos não pode ser ajustada, ao contrário do Clio. > NESTE a luz interna tem temporizador e apagamento gradual, mas foi eliminado o espelho de cortesia no pára-sol do motorista, presente no RT avaliado meses atrás. Ficou igual ao Fiesta, que só tem o espelho direito. As motoristas terão mesmo de recorrer ao retrovisor interno para a maquiagem. > FALTA a função uma-varrida no limpador de pára-brisa do Clio. > FICANDO mal fechada uma porta do Renault, a luz interna permanece acesa, servindo como indicação. > ILUMINADO em tom laranja, o painel do Clio não parece ter fundo claro e permite fácil leitura. O do Fiesta, com luz verde, perde em aparência. > JUNTO da ignição desliga-se o rádio/toca-CD do Clio, podendo ser ligado novamente sem a chave. Seu mostrador fica mais elevado, para fácil leitura e inibição do furto. > O COMUTADOR de farol |
alto/baixo
do Renault, de puxar apenas, acende sempre o farol baixo
antes, o que evita o ofuscamento momentâneo. No Ford
pode-se ter esse cuidado verificando a posição da
alavanca. > O FIESTA recebeu há pouco hodômetros digitais, com seis dígitos no totalizador (antiga dívida da marca), como no Clio. Mas seu marcador de combustível não mais permanece ativo com a ignição desligada, uma perda. > PÁRA-LAMAS dianteiros do Clio, assim como os da Scénic e do Mercedes Classe A, são em plástico flexível. Além de mais leves que os de chapa, resistem a pequenos impactos e deformações sem danos. > PINOS de trava ainda são usados nas portas do Renault, enquanto foram abolidos do Ford em favor de travas incorporadas às maçanetas -- basta puxá-las para abrir as portas. No Clio existe interruptor no console para o travamento central. > PRECISA dividir o banco traseiro entre um passageiro e a carga? No Clio assento e encosto são bipartidos (60%/40%), enquanto no Fiesta só o encosto. > REDUÇÃO de custos, sempre ela... O cofre do motor do Fiesta (e do Escort, Astra e até Vectra) vem em tom fosco, algo diverso da pintura externa. Pois no caso do Sport, em vez do vermelho-vivo da carroceria, aparece um vinho tão contrastante que chega a envergonhar quando se ergue o capô para mostrar aos amigos o famoso motor Zetec Rocam... Ficha técnica |
O novo propulsor do Clio é 17 kg mais leve que o anterior, adota comandos ocos e o mesmo uso de roletes no acionamento das válvulas que a Ford alardeou para seu Rocam |
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