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Comparativo Completo
Mecânica, comportamento e segurança

Desempenho tem sido um ponto-chave para os Mareas desde o lançamento, com a oferta de motores bem mais potentes (tanto o 2,45-litros quanto o 2,0 turbo) que os disponíveis para o modelo na Europa. Isso explica a grande vantagem de torque e potência da Weekend neste comparativo, a começar pela cilindrada 50% maior. São 160 cv e 21 m.kgf extraídos de um cinco-cilindros moderno e bem desenvolvido, com coletor de admissão de geometria variável, variador de fase do comando de válvulas e acelerador eletrônico.

Menores cilindrada e peso da Xsara Break refletem-se em menor consumo. Segundo a marca houve ligeiro ganho de desempenho com o motor menos potente, difícil de acreditar
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A Xsara Break, por outro lado, sofreu um rebaixamento de cilindrada na nova linha com a meta de reduzir o consumo em 20%. O novo 1,6 desenvolve 110 cv, apenas 2 cv menos que o antigo 1,8, e seu torque máximo é de 15,3 m.kgf a 4.000 rpm, contra 16,1 m.kgf a 4.250 rpm do anterior. Esse quatro-cilindros adota, como o da Marea, duplo comando, quatro válvulas por cilindro e acelerador eletrônico.

Em desempenho a Weekend está à frente, e nem poderia ser diferente. Acelera de 0 a 100 km/h em 9 s, contra 10 s da Break, e atinge velocidade máxima de 205 km/h, ante 199 km/h -- segundo os fabricantes. Embora não muito clara nestes números (os da Citroën deixam dúvidas por serem melhores que os atribuídos à antiga versão 1,8), a vantagem de potência e torque da Fiat aparece em todas as situações, da facilidade de ultrapassagem às baixas rotações em viagem. Neste aspecto, aliás, a Xsara melhorou este ano com as relações de marcha mais longas.

Clique para ampliar a imagem Torque exuberante do motor de 2,45 litros da Marea Weekend é um de seus maiores atrativos. O pára-choque rebatível, para um plano de carga mais baixo, é boa solução

A perua francesa dá o troco em consumo. Na cidade faz 10,8 km/l, boa vantagem sobre os 9,2 km/l da ítalo-mineira. Já o índice rodoviário da Xsara -- 18,2 km/l -- refere-se à rodagem a 90 km/h constantes, muito distante da realidade e incomparável ao resultado da Marea, que é de 13,8 km/l por padrão diverso de medição. A Citroën deveria preocupar-se em divulgar números conforme normas brasileiras de aferição. Continua

Equipamentos de série e opcionais
  Xsara Marea
Acionamento elétrico vidros D / T S/S S/O
Ajuste de altura dos bancos E / D S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D S/S O/ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S S/ND
Ajuste elétrico retrovisores E / D S O
Alarme antifurto / controle a distância S/S O/O
Aquecimento S S
Ar-condicionado / controle automático S/S S/S
Bancos / volante em couro ND O/ND
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/S S/S/O
Câmbio automático O ND
Comando interno do porta-malas ND ND
Computador de bordo S ND
Conta-giros S S
Controle automático de velocidade ND ND
Controle de tração ND ND
Direção assistida S S
Faróis de neblina S O
Freios antitravamento (ABS) S O
Imobilizador de motor S S
Limpador/lavador traseiro S S
Luzes de leitura D / T S/S S/S
Luz traseira de neblina S S
Rádio/toca-fitas ND ND
Rádio/toca-CD S S
Relógio S S
Repetidoras laterais de direção S S
Rodas de alumínio S S
Terceira luz de freio S S
Teto solar / comando elétrico O/O ND
Travamento central S S
Vidros verdes S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
 
Outros opcionais
Xsara - sistema auxiliar de estacionamento
Marea - banco traseiro bipartido com apoio de braço central, sistema de verificação e controle, retrovisor interno fotocrômico, encosto de cabeça e cinto de 3 pontos para o passageiro central do banco traseiro
 

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