Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Corsa: desenho atual e frente exclusiva no Brasil

Clique para ampliar a imagem

Palio: ainda agradável após duas reestilizações

Clique para ampliar a imagem

Fiesta: estilo dos mais modernos e atraentes

Clique para ampliar a imagem

Clio: apesar da nova frente, conjunto discutível

Clique para ampliar a imagem

Fox: altura exagerada prejudica a harmonia

Concepção e estilo

O grupo reúne projetos recentes e outros já antigos, mas reestilizados para se manter dentro do contexto do mercado. Na primeira categoria estão Fox (projeto brasileiro lançado em 2003) e Fiesta (nascido em 2001 na Europa e no ano seguinte aqui, com frente diferenciada). O Corsa, que surgiu em 2000 no mercado europeu e em 2002 no brasileiro, também com desenho frontal exclusivo, fica a meio caminho. Na ala mais antiga estão Palio (lançado aqui em 1996) e Clio (introduzido em 1998 na Europa e no ano seguinte em nosso país). Os dois "veteranos" já tiveram reestilização extensa (duas no Fiat) desde a chegada ao mercado.

Todos têm seus adeptos, mas as impressões que temos ouvido apontam para a vantagem de Corsa e Fiesta sobre os demais. A nosso ver, a traseira é o ponto crítico do Fox e do Clio, enquanto no Palio há certo desequilíbrio entre frente, laterais e parte posterior, como é comum em carros reeestilizados já duas vezes.

Em termos de aerodinâmica, o melhor Cx é o do Corsa (0,327), vindo atrás Clio (0,35) e Fox (0,36). Fiesta e Palio não têm os dados divulgados, mas se estima cerca de 0,35 para o primeiro (cuja versão Sedan tem 0,36) e 0,33 para o segundo, mesmo dado declarado para sua primeira versão.

Conforto e conveniência

Não se vai encontrar luxo no interior de nenhum deles, mas há diferenças na qualidade do acabamento e na nobreza dos materiais. Corsa e Palio agradam mais nesses aspectos que Fiesta, Fox e Clio (este tem a atenuante de se tratar de versão básica, com uso de vinil nas partes laterais e traseira dos bancos, mas está tão mal servido de plásticos quanto os outros dois). O revestimento dos bancos do Fiat é o mais aconchegante.

O motorista desfruta bom conforto em todos, mas no Fox nota os pedais mais apertados à direita — efeito provável da "compactação" do interior para melhorar o espaço na traseira. No Fiesta, incomoda o banco pequeno e de escassos apoios laterais. O Palio tem o painel mais bem-equipado, com computador de bordo (disponível no Clio de topo, Privilège) e configurador de funções. No grupo só o Renault não tinha o essencial conta-giros. Este instrumento no Fox é mera referência de tão pequeno, enquanto no Fiesta é difícil ler os marcadores de combustível e temperatura, de cristal líquido.

O Palio oferece opcionais de luxo, como retrovisor interno fotocrômico, rádio com toca-MP3, disqueteira e acionamento automático dos faróis e do limpador de pára-brisa. Exclusivo do Fox é o comando do sistema de áudio junto ao volante. Palio e Corsa dispõem de porta-óculos no teto e em todos há bom espaço para objetos, com exceção do Clio, sempre escasso nesse ponto. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade