

A Allroad é mais suave, harmoniosa e parece mais moderna, embora se
baseie no sedã A6 lançado em 1997


Retilínea e sisuda como os Volvos costumam ser, a XC70 deriva da mais
recente V70, mas fica devendo em elegância e modernidade |
Concepção e
estilo
Lançada em 2000, a Allroad é a versão
fora-de-estrada da A6 Avant (perua da linha médio-grande da Audi),
introduzida em 1998 como complementação do sedã de um ano antes. A série
A6, em si, começou em 1994 ao se renomear o modelo 100 de última
geração, tendo a primeira delas chegado ao mercado no longínquo 1969.
A atual XC70, então denominada V70 XC, nasceu em 2000 com base na V70
convencional, que não tem sedã correspondente — usa a mesma plataforma
básica do S60 e do S80, posicionando-se entre eles na distância entre
eixos. A versão todo-terreno já existia desde 1998, derivada da V70 de
primeira geração, que não passava de um novo nome para a perua 850 de
1992. A linha 850, por sua vez, marcou a estréia da tração dianteira em
um Volvo dessa classe.
Lado a lado, é clara a superioridade da Allroad, mais moderna e
harmoniosa, com linhas curvas bem elaboradas, pára-choques integrados à
carroceria e certo ar esportivo, em contraste com as formas sisudas e
retilíneas da XC70. A favor desta, a forte identidade da marca, com
elementos que toda perua Volvo costuma ter — como a quinta porta bem
vertical, as lanternas traseiras nas colunas, introduzidas pela 850, e
as janelas posteriores mais longas que as das portas. E a melhor
aerodinâmica: Cx 0,34 ante 0,36 da Audi.
As duas exibem um acabamento específico nestas versões, que inclui
despojados pára-choques em tom fosco (na Allroad a pintura do teto segue
o mesmo padrão, com revestimento à prova de riscos), proteções nas
partes inferiores, molduras nos arcos dos pára-lamas, apliques laterais
e rodas exclusivas — as da XC70 têm até a sigla XC estampada.
Continua
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