Best Cars Web Site
Comparativo Completo



Na Audi, o estepe temporário precisa ser inflado com compressor antes do uso; na Volvo, embaixo, o pneu tem junto a bateria

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem



Com 200 cm3, um cilindro e um turbo a mais, o motor da Audi vence fácil em potência: 250 contra 210 cv do Volvo

Os compartimentos de bagagem são adequados, com capacidade de 485 litros na Volvo e 455 na Audi, e dotados de quatro ganchos de amarração e cobertura enrolável — que na alemã não parava no lugar no fora-de-estrada. Para se levar certas cargas ou mesmo animais, a Allroad traz uma tela e a XC70 uma verdadeira grade, escamoteáveis.

A Volvo deixou de usar estepe temporário, adotando um igual (roda inclusive) aos pneus de serviço. Já a Audi usa neste modelo um pneu 205/70-16 em roda de alumínio menor que as demais, que vem desinflado para poupar peso e espaço. O enchimento é feito por um compressor ligado à tomada de energia 12V, não se podendo superar 80 km/h com esse pneu em uso. É uma solução intermediária até interessante, mas longe da praticidade de um estepe 100% operacional.

Mecânica, comportamento
e segurança

Há algumas semelhanças e muitas diferenças entre as mecânicas. Em comum, o uso de turbocompressor e resfriador de ar (dois de cada na Allroad), a cilindrada próxima, o câmbio automático de cinco marchas com opção de operação seqüencial e a tração integral.

Todo o resto varia, a começar pela posição dos motores (transversal na Volvo, longitudinal na Audi), passando pelo número e disposição de cilindros (cinco em linha e seis em V, na ordem), pelo número de válvulas por cilindro (quatro e cinco) e chegando ao funcionamento da tração.

O V6 biturbo de 2,7 litros e 30 válvulas da Allroad tem os mesmos diâmetro e curso do VW 1,8. Como se espera, oferece mais potência (250 cv contra 210) e torque (35,7 m.kgf, disponíveis de 1.800 a 4.500 rpm, ante 32,6 de 1.500 a 4.500 rpm) que o 2,5-litros de 20 válvulas e um só turbo da XC70, ainda que esta tenha ganho 10 cv e 3,5 m.kgf na linha 2003 através de aumento de cilindrada em 100 cm³. Ambos são silenciosos e vibram pouco, mas o som ao acelerar a Audi — um uush típico de motor de grande desempenho — entusiasma bem mais.

As duas andam muito bem em qualquer situação, movendo-se a um leve toque no acelerador e colando o corpo no banco ao acelerar fundo, ainda que abaixo de 2.000 rpm — são mesmo muito interessantes os turbos modernos, com seu controle eletrônico que permite atingir a pressão máxima em regimes intermediários, distribuindo melhor o torque. Contribui para isso o variador de fase do comando de válvulas de admissão nos dois motores. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados