O que os 40 cv adicionais
fazem pela Allroad na prática? Não muito, como mostrou a Simulação
de Desempenho desenvolvida pelo consultor
Iran Cartaxo.
Bem mais pesada (175 kg) e com aerodinâmica menos favorável, a
Audi ficou pouco à frente da Volvo nos itens mais relevantes,
como 10 km/h em velocidade, 0,8 s na aceleração de 0 a 100 km/h
e e 0,6 s na retomada de 80 a 120 km/h. Deve-se considerar que a
XC70 vem, na prática, limitada a 210 km/h pela central
eletrônica (uma precaução de segurança bem à Volvo, que
nos parece injustificada), mas essa restrição não faz muita
diferença para os compradores brasileiros...
A Audi revelou acerto de relações de câmbio com ênfase no
desempenho, ao superar o regime de potência máxima em 100 rpm na
velocidade final, em quinta. |
A Volvo a 210 km/h está 600 rpm
abaixo. Como o motor da sueca trabalha mesmo em menor rotação
(coerente com o longo curso dos pistões), a 120 km/h em quinta
gira a apenas 2.500 rpm, menos 550 que na alemã.
Isso, mais o peso e a aerodinâmica, ajuda a explicar o menor
consumo da XC70 na cidade e na estrada, embora nenhuma das duas
obtenha marcas dignas de orgulho. Nem poderia ser diferente em
carros de mais de 200 cv e 1.600 kg, e ainda com tração integral
e largos pneus.
Em contrapartida, as curvas de potência e torque (nas figuras)
refletem o que se sente ao dirigir qualquer delas: muita força
em qualquer rotação, graças aos turbos que "enchem" rapidamente
e têm a pressão controlada pela central eletrônica. |