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O motor 1,4 tem ótimo torque para o baixo peso do Celta, deixando-o ágil em qualquer situação; pneus 165/70 agora são de série

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O Zetec Rocam de 66 cv é modesto para o pesado Fiesta, que acelera com lentidão, mas tem suspensão mais acertada; os faróis do brasileiro são de refletor único

Este só pode receber o equipamento em concessionária, a um preço exorbitante (cerca de R$ 2.800 pela cotação realizada pelo BCWS). Trata-se de estratégia da GM para simplificar a produção em Gravataí e reduzir custos, da mesma forma que as ausências iniciais de ar-condicionado, versão de cinco portas e uma segunda versão de motor — que acabaram mudando por exigência do mercado — ou a oferta de poucas cores.

Seria compreensível se o consumidor fosse o beneficiado por essa operação enxuta, via menor preço, mas o Celta surgiu custando pouco menos que o Corsa Wind da época, que era feito em São José dos Campos, SP pelos métodos tradicionais e tinha melhor acabamento.

De resto há equilíbrio entre os dois carros, que têm freios eficientes (o Celta 1,4 traz discos ventilados à frente), boa visibilidade (pouco pior no Fiesta pelas colunas dianteiras avançadas) e faróis de superfície complexa, embora com refletor único. Faltam ao Ford refletores traseiros em posição baixa, no pára-choque, como no original europeu — os atuais estão acima do facho de luz de outros veículos. E nenhum traz luz posterior de neblina ou repetidores de luzes de direção nos pára-lamas.

Um ponto que requer urgente correção pela GM, acompanhada de convocação dos modelos 2003 e 2004 já vendidos, são as luzes externas que não se acendem sem a ignição ligada. Em busca de solução barata para um antigo inconveniente — a facilidade com que se esqueciam as luzes acesas ao sair, pela falta de uma sineta de aviso, podendo descarregar a bateria —, acabou criando outro.

É que no art. 40 inciso VII o Código de Trânsito Brasileiro exige manter as luzes ligadas ao parar o veículo para embarque e desembarque de passageiros ou carga e descarga de mercadorias. Piora a situação o fato de a quinta porta só se abrir com a chave, a exemplo do Ford. Espera a GM que o motorista carregue a reserva no bolso para essas situações?

Em termos de segurança passiva, nenhum deles oferece bolsas infláveis. Os cintos traseiros convencionais do Fiesta requerem ajuste ao corpo e desestimulam o uso — um problema sério em um país onde já são tão pouco utilizados —, além de ficarem soltos pelo carro quando fora de utilização. Esse inconveniente ocorre também no Celta de três portas, mas não no de cinco, em que os cintos retráteis são de série. Dois encostos de cabeça no banco traseiro equipam ambos, como exige a legislação para novos projetos desde 1999. Continua

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