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Idea: motor 1,8 com boa vantagem em torque, faróis de duplo refletor e ótima calibração da suspensão, com equilíbrio até surpreendente de estabilidade e conforto

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SpaceFox: motor 1,6 compensado pelo menor peso e opção pela esportividade nos pneus de perfil baixo e na suspensão firme, que deixa o rodar pouco confortável

Mecânica, comportamento
e segurança

O motor 1,8 da Idea, fornecido pela General Motors, e o 1,6 da SpaceFox são similares em concepção: um só comando, duas válvulas por cilindro com acionamento por alavanca roletada, injeção seqüencial, flexibilidade em combustível. Com maior cilindrada, só se poderia esperar vantagem da Fiat em potência e torque. De fato, são 112/114 cv e 17,8/18,5 m.kgf contra 101/103 cv e 14,3/14,5 m.kgf da VW (sempre gasolina/álcool).

Como a Idea pesa mais e tem relações de marcha mais longas, a sensação de relativa agilidade é semelhante nas duas: acompanham bem o tráfego sem se destacar pelo desempenho. Só que a vantagem expressiva em torque permite que a Idea seja usada em rotações mais baixas e com isso torne-se mais silenciosa — diferença bem perceptível em velocidades de viagem, onde a mania da VW pelos câmbios curtos ainda incomoda. Com a redução de aspereza e vibrações promovida na linha 2006, o motor GM tornou-se aceitável nesse aspecto, embora ainda inferior ao da concorrente.

A simulação de desempenho e consumo mostrou que a Idea vence em aceleração, retomada e velocidade máxima por uma margem razoável, mérito do motor com mais potência e torque. A SpaceFox compensa com menor consumo em todas as condições (veja os resultados e a análise detalhada).

O câmbio da Idea tem bons engates, mas o da Space é referência, muito leve e preciso. O uso da ré implica puxar um anel-trava na Fiat (poderia ser dispensado, pois há bloqueio interno contra engate involuntário) e pressionar a alavanca para baixo na VW. As duas usam assistência hidráulica na direção, com bom equilíbrio entre maciez nas manobras e precisão em velocidade, e têm freios similares, com opção por sistema antitravamento (ABS) e o uso de tambores nas rodas traseiras.

Embora iguais nos conceitos de suspensão adotados, a Idea consegue melhor resultado: tem rodar confortável, com muito boa absorção de irregularidades, e comportamento dinâmico que surpreende para um carro tão alto. A Fiat fez um trabalho notável de calibração, até inesperado para uma marca que em outros casos recorre à maciez excessiva. Na SpaceFox o problema não é a estabilidade, mas o conforto: a suspensão é um tanto dura em pisos de baixa qualidade, com o agravante dos pneus de perfil mais baixo (195/55 ante 195/60 da Idea). De qualquer modo, o alongamento da traseira em relação ao Fox deixou o rodar mais suave em termos de oscilações longitudinais.

Em iluminação a Fiat leva vantagem pelo duplo refletor dos faróis, mas as duas trazem unidades de neblina à frente e atrás e terceira luz de freio. Por outro lado, faltam repetidores laterais das luzes de direção, ajuste elétrico do facho dos faróis (muito útil nesses tipos de veículos) e, na VW, um retrovisor esquerdo convexo como o da concorrente. Cabe ainda — mais uma vez — a crítica às absurdas colunas dianteiras de ambas: duplas na Idea e extremamente largas na SpaceFox, criam perigosos pontos cegos, que ocultam pedestres e até veículos conforme a situação. Surpreende que as engenharias dos fabricantes, na Europa inclusive, aprovem carrocerias com tal problema de visibilidade.

Quanto à segurança passiva, bolsas infláveis frontais são opcionais nos dois modelos, que trazem cinto de três pontos para só quatro dos ocupantes. A Idea possui três encostos de cabeça no banco traseiro, ante dois da SpaceFox. Continua

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