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A renovação fez bem ao Palio, que não
parece ter a mesma carroceria desde 1996
![Clique para ampliar a imagem](../carros/comp/pfff/f-3.jpg)
O Fiesta é um dos mais atraentes,
com
desenho frontal exclusivo para o Brasil
![Clique para ampliar a imagem](../carros/comp/pfff/h-3.jpg)
Formato monovolume e faróis
exagerados
deixam o Fit pouco agradável à maioria
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Só com três portas por
enquanto, o Fox
tem estilo simpático e já ganhou adeptos
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Concepção e
estilo
Há três carros realmente novos e um veterano
— o Palio — neste comparativo. O modelo da Fiat, projetado pelo estúdio
italiano I.DE.A., surgiu no Brasil em 1996 e pouco depois em outros
países ditos emergentes, já que no Primeiro Mundo a marca produz o Punto.
Em 2000 foi reestilizado pela ItalDesign de Giugiaro, também responsável
pela recente modificação apresentada em novembro. Ao contrário do que
alguns pensam, de "terceira geração" esse Palio não tem nada (saiba
a diferença entre ela e a reestilização).
Fiesta e Fit nasceram no mesmo 2001 no exterior. O Ford chegava ao
Brasil já em maio do ano seguinte; o Honda, só em abril de 2003. A marca
instalada em Camaçari, BA aproveitou para modificar o desenho original
dos faróis (que perderam o duplo refletor)
e das portas (que deixaram de avançar no teto, para baixar os custos),
enquanto a fábrica de Sumaré, SP seguiu o padrão do modelo japonês, que
se chama Jazz em alguns mercados.
O mais recente, o Fox (outubro último), foi idealizado no Brasil, mas
com fins também de exportação à Europa no próximo ano. Em relação ao
Polo, que lhe cede a plataforma, é mais curto e alto, uma investida na
fórmula de monovolume a que o Fit já recorreu.
Como o Palio ainda não está de todo fora do contexto, os quatro revelam
modernidade. No Fiat nota-se o aproveitamento da seção central, agora
menos destoante da frente, que era retilínea e se tornou também
arredondada. Curioso é que ele foi o primeiro no Brasil a usar
pára-brisa bem inclinado e colunas dianteiras algo avançadas, receita
que os outros três seguiram. Em termos de aerodinâmica, o Fit tem
Cx 0,32, o Fox 0,36 (seria 0,33 com
pneus mais estreitos, diferença inesperada), mas as marcas não divulgam
o dos demais modelos. O primeiro Palio tinha 0,33.
Qual agrada mais? Pelo que pudemos sentir durante as avaliações, Fiesta,
Palio estão com melhor cotação, seguidos pelo Fox. O formato monovolume
deste e do Fit parece não ter muitos apreciadores, embora traga vantagens em
aproveitamento de espaço. No caso do Honda há ainda críticas ao formato
dos faróis, que lembram olhos esbugalhados, enquanto no VW muitos
reprovam o estilo da traseira, sem inspiração.
Continua
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