Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Palio: computador de bordo, configuração
de funções e uma falsa moldura em relevo

Fiesta: fundo preto melhorou a leitura, mas
mostradores digitais continuam pequenos

Fit: sem marcador de temperatura, mas
com luz indicadora também para motor frio

Fox: painel compacto espremeu o conta-
giros, que fornece apenas noção da rotação

No mostrador do Palio ajustam-se funções,
o alerta de velocidade e lê-se o computador

O Palio é o único com computador de bordo de verdade (no Fit há apenas medidor de consumo médio), alerta para excesso de velocidade (difícil de programar com o carro em movimento, porém) e o chamado My Car, que permite configurar funções e rotinas do veículo ao gosto do motorista. Tem também a melhor iluminação, alaranjada (sendo branca no Fox e no Fit e verde no Fiesta), mas o acabamento dos instrumentos, que simula uma moldura em relevo, não consegue convencer.

O controle elétrico dos vidros do VW e do Fiat é o melhor, com função um-toque em todos (nos demais há só para descida do vidro do motorista), sensor antiesmagamento e temporizador. No Palio melhorou a posição dos botões nas portas da frente, mas ainda estão mais avançados que o ideal, levando à freqüente confusão de acionar os vidros traseiros em vez dos dianteiros.

No Fit e no Fiesta a luz interna não tem temporizador. A do Fox mantém o hábito VW de não se apagar quando é dada a partida, mas ao menos não incide no rosto dos ocupantes como a do Gol. Apenas no Palio e no Fox as portas se travam ao rodar, só que as deste último deveriam poder ser abertas mesmo travadas: na situação comum de o passageiro desembarcar com o motor ainda ligado, tem de puxar o pino lá atrás ou pedir ao motorista que as destravem pelo interruptor de seu lado.

Todos os modelos avaliados tinham rádio/toca-CDs, de série apenas no Fit. O Palio é o único com formato exclusivo que inibe o furto, leitura de MP3 e opção de disqueteira no porta-luvas — ou no que era um, já que é tomado pelo aparelho. No Fiesta e no Fox os botões são pequenos e confusos, agravado pela posição baixa no VW, que só não incomoda mais porque a emissora ou faixa do CD é mostrada por segundos no painel. Comandos de áudio junto ao volante são exclusivos do Fox, como opcional. No Honda e no Ford incomoda não ser possível funcionar o aparelho (no segundo, nem mesmo tirar um CD) sem a chave na ignição.

Alarme com proteção por ultra-som pode vir de fábrica no Fox e ser instalado em concessionária no Fit e no Palio; contudo, só o VW o traz integrado à chave, fecha os vidros ao travar as portas por fora e permite descê-los pela fechadura, muito conveniente ao chegar ao carro exposto ao sol. O Palio avaliado sequer trazia controle remoto do travamento. Por outro lado, só no Fiesta se trava o veículo a distância sem emitir uma desnecessária sirene. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados