Palio: computador de bordo,
configuração
de funções e uma falsa moldura em relevo
Fiesta: fundo preto melhorou a
leitura, mas
mostradores digitais continuam pequenos
Fit: sem marcador de temperatura,
mas
com luz indicadora também para motor frio
Fox: painel compacto espremeu o
conta-
giros, que fornece apenas noção da rotação
No mostrador do Palio ajustam-se
funções,
o alerta de velocidade e lê-se o computador |
O Palio é o único com
computador de bordo de verdade (no Fit há apenas medidor de consumo
médio), alerta para excesso de velocidade (difícil de programar com o
carro em movimento, porém) e o chamado My Car, que permite configurar
funções e rotinas do veículo ao gosto do motorista. Tem também a melhor
iluminação, alaranjada (sendo branca no Fox e no Fit e verde no Fiesta),
mas o acabamento dos instrumentos, que simula uma moldura em relevo, não
consegue convencer.
O controle elétrico dos vidros do VW e do Fiat é o melhor, com função
um-toque em todos (nos demais há só
para descida do vidro do motorista), sensor
antiesmagamento e
temporizador. No Palio melhorou a
posição dos botões nas portas da frente, mas ainda estão mais avançados
que o ideal, levando à freqüente confusão de acionar os vidros traseiros
em vez dos dianteiros.
No Fit e no Fiesta a luz interna não tem temporizador. A do Fox mantém o
hábito VW de não se apagar quando é dada a partida, mas ao menos não
incide no rosto dos ocupantes como a do Gol. Apenas no Palio e no Fox as
portas se travam ao rodar, só que as deste último deveriam poder ser
abertas mesmo travadas: na situação comum de o passageiro desembarcar
com o motor ainda ligado, tem de puxar o pino lá atrás ou pedir ao
motorista que as destravem pelo interruptor de seu lado.
Todos os modelos avaliados tinham rádio/toca-CDs, de série apenas no Fit. O Palio é o único com formato exclusivo que
inibe o furto, leitura de MP3 e opção
de disqueteira no porta-luvas — ou no que era um, já que é tomado pelo
aparelho. No Fiesta e no Fox os botões são pequenos e confusos, agravado
pela posição baixa no VW, que só não incomoda mais porque a emissora ou
faixa do CD é mostrada por segundos no painel. Comandos de áudio junto
ao volante são exclusivos do Fox, como opcional. No Honda e no Ford
incomoda não ser possível funcionar o aparelho (no segundo, nem mesmo
tirar um CD) sem a chave na ignição.
Alarme com proteção por ultra-som pode vir de fábrica no Fox e ser
instalado em concessionária no Fit e no Palio; contudo, só o VW o traz
integrado à chave, fecha os vidros ao travar as portas por fora e
permite descê-los pela fechadura, muito conveniente ao chegar ao carro
exposto ao sol. O Palio avaliado sequer trazia controle remoto do
travamento. Por outro lado, só no Fiesta se trava o veículo a distância
sem emitir uma desnecessária sirene.
Continua
|