Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Bom recurso do Palio: o sistema de áudio
com formato exclusivo e leitura de MP3

Os difusores de ar do Fiesta são práticos,
mas não os pequenos botões do rádio

Fit: criatividade nos comandos de ventilação

Fox: gaveta tenta substituir o porta-luvas,
mas com difícil acesso pelo passageiro

Retrovisor fotocrômico, um dos opcionais
do Palio que devem ser raros no mercado

O Palio tem o maior número de bons detalhes: alça que sai pela grade para se abrir o capô, retrovisor interno fotocrômico, temporizador dos faróis, abertura interna da tampa traseira (também no Fox) e do bocal do tanque, porta-óculos no lugar da alça de teto do motorista, aviso individual para porta mal fechada (há um genérico no Fit), indicador de temperatura externa, limpador de pára-brisa e faróis com acendimento automático e ajuste de sensibilidade.

Destaques do Fox são o porta-copos no console (também no Palio), porta-garrafas nas portas — o espaço para objetos, aliás, é mais farto nele e no Fiesta — e a antena integrada ao pára-brisa, melhor que a de teto que a VW tanto usa. Como o Palio, tem bolsas atrás dos encostos dianteiros (só no lado direito no Fit). O Honda leva vantagem apenas pela luz de cortesia sobre o console, como em carros de luxo, e pelo banco traseiro que pode ter o assento rebatido para trás, de modo a criar espaço vertical para objetos. No Fiesta, só mesmo o acendedor de cigarros (nos demais, apenas tomada de energia de 12 volts) e os ótimos difusores de ar.

Cada um tem seus inconvenientes de projeto ou de execução. O Fiesta não aciona a luz interna pelas portas traseiras, demonstra má qualidade de montagem por todos os lados (painel mal encaixado, comandos de ventilação duros e frágeis, entre outros), exige chave para a tampa traseira (havia comando interno na antiga geração), não tem luzes de leitura e ganhou para 2004 uma sirene para esquecimento de lanternas acesas — incômoda e desnecessária, pois só as luzes de posição, que consomem pouco, se mantêm.

No Fox a posição da chave durante a partida é antinatural, torcendo a mão, uma falha inesperada; não há porta-luvas, apenas uma gaveta sob o banco do motorista, de difícil acesso pelo passageiro, nem alças de teto na traseira. Como o Fit, não tem cinzeiro e os bancos, com espuma firme, não combinam com a rigidez da suspensão e o deixam desconfortável. Outros incômodos são inerentes a uma versão de três portas, como os cintos dianteiros longe do alcance das mãos, portas grandes e pesadas e acesso difícil ao banco traseiro (os assentos da frente poderiam se deslocar ao rebater os encostos).

No Palio permanece um defeito crônico, que deveria ter sido corrigido na remodelação interna: os difusores de ar muito baixos não conseguem refrigerar a parte superior da cabine, onde se concentra o ar quente. Um arrefecimento eficiente exige mudar com freqüência a direção do ar, jogando-o ao pára-brisa por algum tempo. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados