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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Com a mesma potência, qual dos picapes anda mais? Os números da simulação, desenvolvida para o BCWS pelo consultor Iran Cartaxo, não deixam dúvidas: é o Hilux. Beneficiado por menor peso e melhor aerodinâmica, obteve vantagens em velocidade máxima, aceleração e retomada. As diferenças, no entanto, não são grandes a ponto de se manifestar claramente ao motorista: após dirigir ambos por centenas de quilômetros, ainda não era possível definir claramente qual seria o vencedor neste quesito.

A simulação aponta o efeito das relações de marcha extremamente longas do Ranger: o motor não consegue "encher" a quinta marcha para atingir a velocidade máxima, devendo-se recorrer à quarta. No Hilux a quinta "enche" o bastante para superar o ponto de maior potência. Em contrapartida, o motor do Ford gira 450 rpm mais baixo a 120 km/h em quinta, o que contribui para o baixo ruído em viagem.

O câmbio longo também favorece o Ranger em consumo, dando-lhe a vitória nas simulações de ciclo urbano e rodoviário. Só a 120 km/h constantes o Hilux assume a liderança, pois a aerodinâmica passa a valer mais.

Interessante notar que, apesar de a Ford anunciar um torque máximo plano de 38,7 m.kgf entre 1.600 e 2.200 rpm, o simulador recusou-se a repetir esse atributo na curva do motor (ao lado, em cima), como se houvesse algo errado nas especificações fornecidas. Já os dados fornecidos pela Toyota são coerentes e levaram a uma curva bem plana, como se pode ver.
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   Ranger Hilux
Velocidade máxima 167 km/h 176 km/h
Regime à velocidade máxima / marcha 4.200 rpm / 4ª. 3.800 rpm / 5ª.
Regime a 120 km/h (5ª.) 2.150 rpm 2.600 rpm
Potência consumida a 120 km/h 57 cv 49 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,3 s 13,2 s
Aceleração de 0 a 400 metros 19,1 s 19,0 s
Aceleração de 0 a 1.000 metros 35,2 s 34,7 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 5a. 23,1 s 17,0 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 4a. 12,4 s 12,0 s
Consumo em cidade 11,6 km/l 9,7 km/l
Consumo em estrada 15,1 km/l 13,6 km/l
Consumo a 60 km/h constantes NA 15,3 km/l
Consumo a 80 km/h constantes 15,3 km/l 14,2 km/l
Consumo a 100 km/h constantes 13,0 km/l 12,9 km/l
Consumo a 120 km/h constantes 11,4 km/l 11,6 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos publicados até agosto de 2004; conheça o simulador e os novos ciclos de consumo; NA = não aplicável pela rotação muito baixa

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