|
Os pequenos sedãs formam um segmento peculiar. Na parte mais
desenvolvida da Europa, de onde vem a maioria dos projetos dos carros
nacionais, eles são bastante raros — o público prefere os hatchbacks
nesta faixa de mercado. Aqui, por outro lado, são considerados de uma
categoria superior à dos hatches dos quais derivam e, em regra, o
consumidor aceita pagar um razoável valor adicional pelo desenho mais
formal e a maior capacidade de bagagem trazidos pelo formato de três
volumes.
Polo Comfortline e Corsa Premium estão entre os topos de linha deste
subsegmento, do qual não participam marcas como Citroën, Honda e
Peugeot. Embora lançados já há quatro anos, permanecem atuais, em
especial o modelo da Volkswagen, que entra na linha 2007 com novo estilo
frontal. São concorrentes diretos em porte e proposta,
dois dos quatro "Ps" que norteiam nossa seleção para comparativos.
Em potência o Corsa sai um pouco à frente, com 112/114 cv
(gasolina e álcool, na ordem) no motor
flexível de 1,8 litro, ante 101/103 cv do Polo 1,6. É verdade que
existe opção de motor 2,0 a gasolina de 116 cv para o VW, mas ela
representa uma parcela modesta das vendas, pelo que optamos pela 1,6. De
resto, as versões de topo selecionadas mostram relativo equilíbrio no quarto
"P", o preço. O Corsa vai de R$ 47,9 mil a R$ 55 mil, e
o Polo, de R$ 50,2 mil a R$ 62 mil, conforme os opcionais pedidos. Continua
|