Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Bem definido em conforto e estabilidade, o Pallas só incomoda ao fazer curvas em piso ondulado; os faróis opcionais de xenônio incluem facho autodirecional

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Também com xenônio como opção, o Jetta recorre a suspensão traseira mais moderna, mas na prática se equivale ao C4 em maciez e comportamento dinâmico

O Citroën tem a peculiaridade de indicar (no conta-giros) a marcha em uso mesmo em operação automática, mas o VW possui seis marchas, ante quatro do oponente. O resultado é melhor aproveitamento do motor, com as cinco primeiras marchas algo curtas e a sexta bem longa, para rotação bastante baixa em viagem. O curioso é que — pelas características de potência e torque — o Pallas é que deveria ter mais marchas, não o contrário. E sua alavanca, com pomo em forma triangular, não é muito agradável de usar.

A suspensão traseira do Jetta (saiba mais) favoreceria seu comportamento dinâmico e conforto de marcha, mas na prática o Pallas não fica atrás e agrada bastante nos dois aspectos, com a ajuda dos bem escolhidos pneus 215/55-16 (205/55-16 no concorrente, também corretos). Nenhum deles usa batente hidráulico nos amortecedores, o que causa indesejado ruído ao transpor lombadas com rapidez, mas no Citroën isso raramente se manifesta. No VW os amortecedores poderiam ser mais firmes.

A assistência elétrica de direção do Jetta e a eletroidráulica do Pallas trazem bom resultado, com maciez em baixa velocidade e precisão em alta, mas os franceses não previram um problema brasileiro: a transmissão de impactos ao volante quando se fazem curvas em piso ondulado, tão comum por aqui. É um dos carros mais críticos nesse aspecto entre os que o Best Cars já avaliou — e a culpa não é dos pneus do sedã, já que o C4 VTR com moderados 195/65-15 sofre do mesmo problema. Os dois modelos vêm com controles de estabilidade e tração, que podem ser desativados. Freios bem dimensionados equipam ambos, com discos nas quatro rodas, sistema antitravamento (ABS), distribuição eletrônica de pressão e, no Citroën, assistência adicional mecânica em frenagens de emergência (saiba mais).

Ambos podem ter faróis com lâmpadas de xenônio, que atendem a ambos os fachos em um mesmo refletor elipsoidal. Há outro refletor, de superfície complexa e com lâmpada halógena, para relampejar o facho alto — a de xenônio tem acendimento muito lento para tal função — e que no C4 também se acende com os faróis nessa posição. Os dois trazem lavador de alta pressão e corretor automático de altura de facho, mas o Pallas acrescenta sistema autodirecional, que traz eficiente iluminação em curvas (o carro avaliado, de pré-série, não tinha as lâmpadas de xenônio, que no entanto fazem parte do pacote com que veio equipado).

Faróis e luz traseira de neblina, terceira luz de freio e repetidores laterais das luzes de direção equipam os dois modelos. No Jetta é digna de nota a adaptação de luzes âmbar na traseira para o mercado nacional, embora o carro feito no México para venda nos Estados Unidos as tenha vermelhas, como no Ford Fusion e no Nissan Sentra. A VW também não esqueceu no "pacote Brasil" o retrovisor esquerdo biconvexo, ainda melhor que o convexo do C4. Ainda em visibilidade, as colunas dianteiras avançadas do Pallas a prejudicam um pouco.

Em segurança passiva há equilíbrio, com seis bolsas infláveis nos carros avaliados (frontais, laterais inferiores dianteiras e cortinas, sendo as quatro últimas opcionais no Citroën) e cinto de três pontos para todos os ocupantes, com aviso sonoro para lembrar o motorista de afivelar o seu. Já o encosto de cabeça central traseiro está ausente do C4. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade