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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
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A proximidade em relação peso-potência, que varia de 9 a 9,7 kg/cv, deixava expectativa pela simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo. Elementos como aerodinâmica e acerto de câmbio ganham relevância para definir quem anda mais e consome menos.

O que se viu foi grande equilíbrio em velocidade máxima, salvo pelo Fusion, cuja central eletrônica impõe um limite de 180 km/h (injustificado no Brasil, pois os pneus que ele usa aqui estão aptos a 240 km/h, ao contrário dos adotados no mercado americano). Sem limitador ele chegaria a 204,8 km/h, apontou o simulador. Os quatro outros ficaram entre 200,4 e 208,3 km/h, com vantagem discreta do Vectra. O Jetta também tem limite, mas a 205 km/h, que é praticamente a velocidade possível em condições normais (piso plano e sem vento a favor). Portanto, para ele o limitador não faz diferença.

O melhor acerto de câmbio para máxima é o do VW, em que o motor "enche" a quinta marcha 100 rpm acima do regime de maior potência (um tanto baixo, só 5.000 rpm). O Vectra fica de 150 a 200 rpm abaixo da rotação de potência, e o C5, 300 rpm, ambos em quarta. O Civic está mal ajustado para esse fim: a quarta fica 800 rpm aquém do pico de potência, mas a terceira é curta demais para isso, acabando a 180 km/h. Nota-se que velocidade final não foi prioridade para a marca. E decepciona no Honda obter pior desempenho na versão flexível ao usar gasolina, pois o normal seria um pequeno ganho de potência com a maior taxa de compressão.

Honda e VW, em contrapartida, tornam-se agradáveis em viagem pelo câmbio longo, que faz o motor "sussurrar" ao mesmo regime teórico de 2.350 rpm a 120 km/h. Na prática a rotação é maior, sobretudo no Civic, pois o câmbio reage ao menor toque no acelerador e aumenta cerca de 500 rpm. O C5 é o que mais pede um alongamento, pois 3.325 rpm são mais que o necessário. Ainda sobre relações, um fato curioso: as cinco primeiras marchas do Jetta são as mais curtas do grupo, ficando a sexta com efeito similar à da quinta do Civic. E este e o Fusion estão muito próximos do C5 nas quatro primeiras, mas acrescentam a quinta que falta ao francês.

As relações mais próximas do Jetta contribuem para sua vitória nas acelerações, mesmo na de 0 a 400 metros, que ele conclui em quarta (os demais, em terceira), portanto com mais uma troca. Atrás dele vêm Vectra com álcool, C5 e Vectra com gasolina (em equilíbrio), Fusion e Civic com álcool (também emparelhados) e Civic com gasolina. O equilíbrio repetiu-se nas retomadas, com diferença máxima de 0,5 segundo entre os carros.

O que realmente os diferenciou foi o consumo. Os melhores são os que adotam câmbios longos, com vantagem para o modelo mais leve e de menor motor, o Civic. Neste aspecto a mudança para flexível foi positiva, distanciando-o dos oponentes. Na seqüência vêm Fusion e Jetta (quase empatados), Vectra e C5. Naturalmente, ao usar álcool a quilometragem por litro do Chevrolet e do Honda diminui de 30% a 35%.
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  Vectra C5 Fusion Civic Jetta
gas. álc.     gas. álc.  
Velocidade máxima (km/h) 206,5 208,3 205,2 180,0* 202,0 200,4 204,7
Regime à máxima (rpm) / marcha 5.000 / 4ª 5.050 / 4ª 5.700 / 4ª 3.900 / 5ª 5.425 / 4ª 5.400 / 4ª 5.100 / 5ª
A 120 km/h (rpm) / última marcha 2.900 3.325 2.600 2.350 2.350
Potência a 120 km/h 29 cv 28 cv 32 cv 28 cv 30 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 12,0 11,7 12,0 12,4 13,2 12,3 11,2
Aceleração de 0 a 400 m (s) 18,8 18,6 18,7 18,9 19,3 18,7 17,8
Aceleração de 0 a 1.000 m (s) 33,2 32,6 33,3 33,2 33,9 33,4 31,9
Retom. 80 a 120 km/h (drive) (s) 8,0 7,8 8,2 8,0 7,9 7,8 7,8
Retom. 60 a 100 km/h (drive) (s) 6,2 6,0 6,5 6,3 6,5 6,3 6,2
Consumo em cidade (km/l) 7,0 4,9 6,6 8,5 10,6 7,0 8,2
Consumo em estrada (km/l) 10,8 7,8 9,7 11,7 13,9 9,7 11,5
Consumo a 60 km/h (km/l) 11,7 8,4 11,0 14,8 16,3 10,6 14,2
Consumo a 80 km/h (km/l) 11,8 8,5 10,3 12,0 13,7 9,7 11,8
Consumo a 100 km/h (km/l) 10,5 7,5 9,3 10,4 12,5 9,1 10,5
Consumo a 120 km/h (km/l) 9,2 6,6 8,2 9,1 11,1 8,1 9,2
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo; *limitador eletrônico
Dados dos fabricantes
  Vectra C5 Fusion Civic Jetta
gas. álc.     gas. álc.  
Velocidade máxima (km/h) 203 206 207 180 ND 205
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 10,9 10,5 10,2 10,3 ND 9,6
Consumo em cidade (km/l) 9,0 6,0 ND 9,8 ND 9,9
Consumo em estrada (km/l) 12,9 9,0 ND 14,6 ND 15,9
ND = não disponível
Comentário técnico
> Os dois motores de maior cilindrada são também os de menor potência específica. O cinco-cilindros do Jetta — de certo modo um AP-2000 com um cilindro adicional, pois diâmetro e curso são os mesmos — desperdiça recursos como duplo comando e quatro válvulas por cilindro, já que obtém apenas 60,5 cv/l, resultado típico de um motor de duas válvulas. Trata-se claramente de configuração voltada ao mercado americano, onde as baixas rotações importam mais que o desempenho em alta. De qualquer modo, a VW já anunciou que a linha 2008 passará a 170 cv.

> O do Vectra fica pouco acima, prejudicado pela taxa de compressão baixa para uso de álcool (10:1). Sua relação r/l é a mais crítica, 0,337, enquanto o melhor é o Civic (0,277), seguido por Fusion (0,303) e C5 (0,316). Não foi possível obter a do Jetta. O motor da GM seria bem áspero — como é nos utilitários S10 e Blazer — se não tivesse árvores de balanceamento, recurso aplicado também ao Fusion.

> No Civic o comando de válvulas (que é um só para admissão e escapamento, ao contrário dos demais modelos) traz o conhecido i-VTEC, controle eletrônico de duração de abertura e levantamento das válvulas.
Embora não mais associado a coletor de admissão variável, que existia na versão a gasolina, o sistema atrasa o fechamento de uma das válvulas de admissão quando se anda com carga (abertura de acelerador) parcial e rotação entre 1.000 e 3.500 rpm. Jetta e Fusion têm variador de tempo das válvulas de admissão, sistema mais simples que o i-VTEC, e o segundo traz ainda coletor variável. E o Civic flexível teve a taxa elevada de 9,9:1 para 11,5:1, o que não se refletiu em ganho de potência. Pelo contrário: agora os 140 cv são obtidos apenas com álcool, caindo para 138 com uso de gasolina.

> As suspensões mostram variedade de conceitos. A dianteira usa braços sobrepostos no Fusion, ante o sistema McPherson nos demais. Atrás, três correntes: multibraço (Jetta e Fusion), braço arrastado (C5), braços sobrepostos (Civic) e eixo de torção (Vectra) — saiba mais sobre cada tipo. O Citroën é o único que substitui molas e amortecedores por um conjunto de esferas, preenchidas por gás e fluido, com um controle eletrônico que modifica sua atuação conforme as condições de piso e o modo de dirigir do motorista. Permite ainda ajuste de altura de rodagem por um botão no console, com três posições (as duas mais elevadas têm velocidade limitada).

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