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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Peso elevado, largos pneus e aerodinâmica precária fazem esperar desempenho modesto dessas minivans, mas o motor mais potente agora aplicado à Idea consegue contornar as limitações e lhe dar boas marcas. Foi o que indicou a simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo.

A Adventure foi superior já em velocidade máxima, com mais de 10 km/h de vantagem. A razão não é apenas potência, mas também acerto de transmissão. Seu câmbio foi calculado para ultrapassar por pouco o pico de potência (5.250 rpm) em quinta marcha ao atingir a maior velocidade.

Já o da Aircross deixa a desejar nesse aspecto: com álcool, fica 400 rpm abaixo do pico em quinta; se for usada gasolina, a menor potência implica usar a quarta com o motor perto do limite de rotações.
O mesmo consumo de potência a 120 km/h indica equilíbrio na aerodinâmica e em outros fatores que causam resistência, como os pneus. A essa velocidade o motor da Idea gira 100 rpm a menos, diferença que poderia ser maior.

A Fiat deixou a Citroën bem para trás também em acelerações, como ao fazer de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos a menos, e em retomadas, caso de 80-120 em quinta em tempo 5,2 s menor, sempre com álcool. No todo, o desempenho da Idea indica um carro ágil, com disposição, enquanto o da Aircross confirma a sensação ao dirigi-la de que falta potência e torque para tanto peso.

Por outro lado, a Citroën leva vantagem quanto o assunto é consumo: em ciclo urbano ou rodoviário, com gasolina ou álcool, suas marcas são melhores que as da concorrente, com o detalhe de oferecer uma autonomia bem maior.
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  Aircross Idea
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 166,1 km/h 170,1 km/h 180,3 km/h 181,6 km/h
Regime à velocidade máxima / marcha 6.450 rpm / 4ª. 5.200 rpm / 5ª. 5.350 rpm / 5ª. 5.400 rpm / 5ª.
Regime a 120 km/h (5a.) 3.650 rpm 3.550 rpm
Potência consumida a 120 km/h 38 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 15,2 s 13,9 s 11,8 s 11,5 s
Aceleração de 0 a 400 m 19,5 s 19,1 s 17,9 s 17,8 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 35,9 s 34,9 s 32,9 s 32,8 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 5ª. 24,5 s 22,1 s 17,2 s 16,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 4ª. 16,4 s 14,6 s 11,5 s 11,3 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 3ª. 11,7 s 10,7 s 8,7 s 8,3 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 4ª. 14,9 s 13,4 s 11,2 s 10,8 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 3ª. 10,4 s 9,3 s 7,5 s 7,4 s
Consumo em cidade 8,8 km/l 6,1 km/l 7,9 km/l 5,5 km/l
Consumo em estrada 12,0 km/l 8,5 km/l 10,9 km/l 7,7 km/l
Autonomia em cidade 434 km 304 km 341 km 239 km
Autonomia em estrada 596 km 423 km 467 km 333 km
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados do fabricante
  Aircross Idea
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima ND 178 km/h 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,6 s 10,8 s
Consumo em cidade 11,0 km/l 7,4 km/l
Consumo em estrada 14,6 km/l 9,8 km/l
ND = não disponível
Comentário técnico
> O novo motor da Fiat, produzido pela divisão FPT (Fiat Powertrain Technologies) em Campo Largo, PR, deriva do que foi usado entre 2001 e 2007 no Mini da BMW, mas a FPT garante que apenas 30% do conteúdo foi aproveitado.

Entre as características atuais estão bielas sinterizadas, forjadas e fraturadas; anéis de baixo atrito, acelerador com controle eletrônico, coletor de admissão e tampa do cabeçote em plástico, corrente para acionamento do comando de válvulas (dispensa manutenção), tuchos hidráulicos (não requerem regulagem de válvulas), virabrequim com oito contrapesos para funcionamento mais suave e filtros ecológicos, em que apenas o elemento filtrante de papel e borracha é trocado.

O cárter estrutural é de alumínio e, embora o bloco use ferro fundido, mas a FPT afirma ter o menor peso entre os 16-válvulas com esse material na categoria. As válvulas são acionadas por balancins e não por alavancas-dedo, arranjo que permite o formato de câmara de combustão hemisférica. O material dos balancins é alumínio e a extremidade em contato com o ressalto do comando é roletada.

O E-Torq tem uma só árvore de comando para as quatro válvulas por cilindro, sendo mais comum o arranjo de duas árvores, uma para válvulas de admissão e outra para escapamento (alguns motores Honda 16V também usam uma só árvore).
Nele, a bomba d'água e a bomba hidráulica da direção assistida formam um conjunto para economia de espaço.

> Na Aircross, um velho conhecido: o 1,6 de 16 válvulas da PSA Peugeot-Citroën, em uso desde o Xsara 2000 e hoje em versão flexível. Apesar de algumas diferenças técnicas, ele não fica para trás do E-Torq em modernidade.

> As duas minivans adotam soluções "universais" em se tratando de suspensão, com o conceito McPherson à frente e eixo de torção na traseira. Saiba mais sobre cada tipo.

> O bloqueio de diferencial Locker, opcional na Idea, não chega a ser um diferencial autobloqueante. Nesse sistema desenvolvido em parceria com a Eaton, a anulação do efeito do diferencial acontece só até 20 km/h e apenas se o motorista o comandar pelo botão no painel, caso em que se acende no quadro de instrumentos a sigla ELD.

Quando uma das rodas dianteiras perde a aderência e a outra continua parada, o acionamento do Locker, que atua por sistema eletromagnético, faz com que um anel, que vence uma mola de retorno, trave juntas as planetárias que transmitem potência às semiárvores e estas, às rodas. Isso faz com que as duas rodas girem juntas e permite que aquela com tração mova o carro. O mecanismo pode ser desligado pelo botão ou de modo automático, bastando passar de 20 km/h.

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