Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Simulação de desempenho
À primeira vista, a inferioridade da SpaceFox em potência fazia esperar menor desempenho em qualquer quesito. Mas não foi bem o que aconteceu na simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo.

Em velocidade máxima, C3 Picasso e Idea ficaram em empate técnico, com a SpaceFox não muito distante. A favor da Citroën está o melhor acerto de câmbio com essa finalidade, pois em quinta marcha o motor quase coincide com a rotação de maior potência. O da Fiat fica cerca de 250 rpm abaixo, e o da VW, 400 rpm abaixo daquele regime. Em contrapartida, viajar a 3.300 rpm (a 120 km/h) é um atributo que agrada na SpaceFox, diante das exageradas 3.850 rpm da C3 Picasso.

Ainda em velocidade, a VW tem como trunfo a vantagem em aerodinâmica, refletida no menor consumo de potência a 120 km/h (a Idea é a pior nesse aspecto).

Maiores torque e potência, associados a um peso intermediário, levaram a Idea às melhores acelerações, mas as demais a seguiram de perto. A mais lenta é a C3 Picasso ao rodar com gasolina, modelo em que a perda de desempenho em relação ao álcool é mais acentuada. Diferenças à parte, acelerar de 0 a 100 km/h na faixa de 12 segundos é um bom resultado para modelos familiares de 1,6 litro.

Quem vence em retomadas? A resposta depende da medição. A SpaceFox destaca-se quando se usa marcha mais alta, por seu maior torque em baixa rotação — um mérito quando se observa que é dela a quinta marcha mais longa das três. Usando marchas mais baixas, a C3 Picasso e a Idea despontam como as mais rápidas.

Outro ponto de equilíbrio foi em consumo: as melhores marcas foram de Idea e SpaceFox, no ciclo urbano, e apenas da segunda no ciclo rodoviário, mas as três ficaram bastante próximas. Vantagem da C3 Picasso, só em autonomia, trazida pelo tanque de maior capacidade do grupo.
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

  C3 Picasso Idea SpaceFox
gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 177,3 km/h 179,0 km/h 177,1 km/h 178,9 km/h 173,4 km/h 174,8 km/h
Regime à vel. máxima (5ª.) 5.650 rpm 5.700 rpm 5.200 rpm 5.250 rpm 4.800 rpm 4.850 rpm
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.850 rpm 3.550 rpm 3.300 rpm
Potência a 120 km/h 34 cv 35  cv 32 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,6 s 12,6 s 12,3 s 12,1 s 12,9 s 12,8 s
Aceleração de 0 a 400 m 18,8 s 18,6 s 18,4 s 18,2 s 18,7 s 18,4 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 34,6 s 34,0 s 34,0 s 33,3 s 34,0 s 34,1 s
Retom. 80 a 120 km/h em 5ª. 19,5 s 17,3 s 19,5 s 18,1 s 19,2 s 18,4 s
Retom. 80 a 120 km/h em 4ª. 13,3 s 11,8 s 13,7 s 12,9 s 14,4 s 14,0 s
Retom. 80 a 120 km/h em 3ª. 10,0 s 9,4 s 9,4 s 8,9 s 9,7 s 9,3 s
Retom. 60 a 100 km/h em 4ª. 12,3 s 11,2 s 13,1 s 12,4 s 12,3 s 11,9 s
Retom. 60 a 100 km/h em 3ª. 8,6 s 7,8 s 8,0 s 7,9 s 8,6 s 8,5 s
Consumo em cidade 8,7 km/l 6,1 km/l 8,8 km/l 6,2 km/l 8,8 km/l 6,3 km/l
Consumo em estrada 12,0 km/l 8,5 km/l 12,1 km/l 8,6 km/l 12,6 km/l 9,1 km/l
Autonomia em cidade 429 km 300 km 381 km 267 km 395 km 282 km
Autonomia em estrada 596 km 422 km 523 km 372 km 565 km 411 km
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados dos fabricantes
  C3 Picasso Idea SpaceFox
gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima ND 177 km/h 179 km/h 179 km/h 181 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,8 s 10,7 s 11,4 s 11,1 s
Consumo em cidade 11,7 km/l 7,9 km/l ND
Consumo em estrada 15,3 km/l 10,3 km/l
ND = não disponível
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Desempenho e consumo em equilíbrio: há pequenas vantagens de uma ou outra, mas de modo geral as marcas obtidas pelas três estão próximas
Comentário técnico
> Os motores mostram-se equivalentes em termos de desenvolvimento. Embora não use quatro válvulas por cilindro como os demais, o da SpaceFox tem projeto atual e soluções como acionamento de válvulas por alavanca roletada, ausente dos outros. Entre os de 16 válvulas, o da C3 Picasso tem duplo comando e o da Idea uma só árvore; outra peculiaridade do Fiat é acionar o comando por meio de corrente, solução mais robusta e de menor manutenção que a correia dentada usada pelos demais.

> A unidade da Citroën fica para trás em taxa de compressão, pois foi desenvolvida como motor a gasolina e não passou por alteração nesse item ao se tornar flexível. Em relação r/l, vantagem para a C3 Picasso (0,23), com a SpaceFox (0,314) e a Idea (0,316) bem longe, acima do limite convencionado de 0,3.

> Na suspensão, as três usam o "arroz com feijão" presente em quase todo carro nacional: McPherson à frente e eixo de torção atrás. Saiba mais sobre os tipos de suspensão.

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade