Corsa: instrumentos simples e funcionais, sem requinte na iluminação
Ka: painel compacto não traz termômetro, mas indica próxima revisão
Fiesta: instrumentos evoluíram para 2008; fundo claro escurece à noite
Sandero: iluminação laranja beneficia leitura, mesmo da seção digital
Gol: bons mostradores e amplo conta-giros, como no modelo até 1999 |
Palio: computador de série, mas mostrador de combustível não agrada
Alguns pontos merecem correção. No Ka o lavador de pára-brisa, em ponto
central único, distribui mal a água e falta ajuste de altura dos cintos
dianteiros. Nele, no Fiesta e também no Palio o botão de pisca-alerta
fica sobre a coluna de direção, nada prático de acionar em emergência e
longe do passageiro. Em ambos os Fords o intervalo entre varridas do
limpador de pára-brisa, em modo intermitente, é longo demais. O Corsa Maxx, como o Palio, não aciona a luz interna
pela abertura das portas traseiras. O Sandero tem melhores puxadores de
porta na frente, mas mantém os do Logan atrás, muito pequenos. E as
quatro portas do Gol trazem tampas nos furos das manivelas de vidros, deslize
talvez único no mercado nacional. Mecânica, comportamento e segurança Os
cinco motores do grupo seguem a mesma configuração, com comando de
válvulas único no cabeçote, sem variador,
e duas válvulas por cilindro. Como se espera, os mais potentes são os de 1,6 litro, mas há
um caso atípico: o 1,4 do Corsa, trabalhado para máximo desempenho em alta rotação,
tem a maior
potência específica entre todos e supera
em potência o 1,6 do Sandero, que mostra prioridade para baixos regimes
e a menor potência específica dos cinco. |
Pára-sóis iluminados e pintura nas maçanetas e comandos de ventilação que simula alumínio polido: caprichos estéticos do Gol em versão Power | ||
Merecem correção: janelas das portas do Gol, sem acabamento, e controles de vidros em posição infeliz -- sobretudo os traseiros -- do Sandero |
Avaliações - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |