|
Corsa |
Palio |
Ka |
Fiesta |
Sandero |
Gol |
Estilo |
4 |
3 |
4 |
4 |
3 |
4 |
Acabamento |
3 |
3 |
3 |
3 |
4 |
3 |
Posição de dirigir |
3 |
3 |
3 |
4 |
4 |
4 |
Instrumentos |
3 |
4 |
3 |
3 |
4 |
3 |
Itens de conveniência |
2 |
3 |
3 |
3 |
3 |
4 |
Espaço interno |
3 |
3 |
3 |
3 |
4 |
3 |
Porta-malas |
3 |
3 |
3 |
4 |
4 |
3 |
Motor |
4 |
3 |
4 |
4 |
4 |
4 |
Desempenho |
3 |
3 |
4 |
4 |
3 |
4 |
Consumo |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
Câmbio |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
5 |
Freios |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
Suspensão |
4 |
4 |
3 |
4 |
4 |
4 |
Estabilidade |
4 |
3 |
4 |
4 |
4 |
4 |
Segurança passiva |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
Custo-benefício |
3 |
3 |
3 |
3 |
4 |
4 |
Média |
3,31 |
3,25 |
3,37 |
3,56 |
3,68 |
3,68 |
Posição |
5º. |
6º. |
4º. |
3º. |
1º. |
1º. |
As notas vão de 1
a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa
metodologia |
|
|
Custo-benefício
Os preços básicos não servem de
referência, pois alguns (o Sandero sobretudo) vêm mais equipados que outros
nestas versões. Como foram avaliados, a diferença chega a R$ 5 mil dos mais
baratos (Ka e Corsa) ao mais caro (Fiesta), com Palio, Sandero e Gol entre eles
em ordem crescente de valores (veja os números acima).
O Corsa custa menos, mas é muito modesto em itens de conveniência. Até itens
desejados como controle elétrico de vidros e travas estão restritos à versão de
topo Premium, medida inexplicável da GM. O Ka, que por preço similar traz esses
itens e rodas de alumínio, tem a desvantagem das três portas. O Palio, passo
seguinte na escada de preços, é melhor que ambos em conveniência, mas inferior
em desempenho.
Paga-se um pouco mais e aparecem Sandero e Gol em equilíbrio de equipamentos. O
primeiro tem mais espaço, o segundo melhor desempenho, mas ambos convencem pelo
que oferecem a custo adicional. Já o Fiesta, o mais caro dos seis como avaliado,
ainda vem sem vários itens de parte dos oponentes. Fica para trás em
custo-benefício.
Se preço não importasse, os modelos da Renault e da VW terminariam em empate
esta final de campeonato, pela média de notas. Como são melhores também em custo-benefício, sua
vantagem sobre os "times adversários" aumenta. O Fiesta é quase tão bom quanto eles, mas precisa ficar mais
barato para fazer frente à nova concorrência. Quanto aos demais, podem ser
alternativas para quem quer ou necessita gastar menos, mas é bom saber que se
vai levar para casa um carro com menos atributos.
Continua |