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Comparativo Completo
Primo do Norte, primo do Sul

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Mesma marca, diferentes produtos: Fiat 500 Sport e Palio Sporting
mostram a extensão de suas semelhanças e diversidades

Texto e fotos: Fabrício Samahá
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Fiat 500 Sport MultiAir 1,4 16V
3,54 m 105 cv R$ 58.591*
 
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Fiat Palio Sporting 1,6 16V
3,87 m 115/117 cv R$ 44.922*
 
* Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais
 

Em uma época em que poucos fabricantes oferecem versões esportivas — mesmo as que não passam de pacotes visuais —, a Fiat se dá ao luxo de manter à venda oito delas, o que compreende quase toda sua linha de automóveis. Do acessível Uno Sporting aos topos de linha Bravo e Linea TJet, são opções de 85 a 152 cv e de R$ 32,6 mil a R$ 70,8 mil (sem, opcionais). Entre esses extremos estão os Puntos Sporting e TJet, a Idea Sporting, o novo Palio Sporting e o 500 Sport — os dois últimos, lançados no segundo semestre do ano passado e, por isso, alvos de nosso especial interesse.

Apesar de algumas diferenças evidentes, como o número de portas, e outras nem tanto, como as técnicas empregadas em cada motor, Palio e 500 têm mais em comum do que o logotipo estampado na frente entre duas barras cromadas que lembram bigodes. Um fabricado no Brasil, outro importado do México, eles são carros compactos que se diferenciam das versões comuns da linha não só na aparência, mas também na mecânica — como o acerto de suspensão. Embora com fórmulas distintas, seguiram o mesmo objetivo de oferecer uma direção mais alegre sem acarretar altos investimentos.

Com mais equipamentos de série (sobretudo os de segurança) e um projeto mais sofisticado, o 500 naturalmente custa mais; além disso, oferece opcionais adequados à proposta de um esportivo, como teto solar, de que o Palio não dispõe, o que pode encarecê-lo ainda mais. Por isso, há expressiva diferença em um dos quatro "Ps" que definem nossos comparativos: o preço.

O Sporting nacional, que na linha 2013 passa a vir com bolsas infláveis frontais e freios com sistema antitravamento (ABS) de série, parte de R$ 41,3 mil e chega a R$ 44,9 mil como avaliado, com grande parte dos opcionais disponíveis. O Sport mexicano começa em R$ 51,6 mil, mas vai até R$ 58,6 mil com as opções do carro analisado. Ambos ainda poderiam receber outros itens, como câmbio manual automatizado (Palio) ou automático (500). Embora nosso "Cinquecento" tivesse a decoração da série limitada Prima Edizione, seu conteúdo não correspondia ao que prevê o site da fábrica, pois havia itens que essa edição não pode receber. Assim, consideramo-lo um 500 Sport convencional.

E quanto aos outros "Ps"? Em proposta de uso,  ambos podem ser definidos como hatchbacks compactos voltados ao público jovem, como solteiros e casais sem filhos, embora possam ser usados para levar pequenas famílias sem muito conforto. Em porte  a diferença é grande: o Palio mede 33 centímetros a mais em comprimento e 12 cm a mais em distância entre eixos. Já em potência  eles voltam a se aproximar: o motor de 1,6 litro e 16 válvulas do nacional obtém 115 cv com gasolina e 117 com álcool, ante 108 cv do mexicano, que só usa gasolina.

Portanto, entre semelhanças e diferenças, são modelos que merecem uma comparação para revelar até que ponto se parecem ou se distinguem. Uma interessante briga entre irmãos, ainda que projetados em diferentes continentes e produzidos em locais distantes algo como 7.000 quilômetros um do outro.

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Data de publicação: 8/5/12

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