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Fiat 500
Sport MultiAir 1,4 16V |
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Fiat Palio
Sporting 1,6 16V |
3,87 m |
115/117 cv |
R$ 44.922* |
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* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com possíveis
opcionais |
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Em uma época em que poucos fabricantes oferecem versões esportivas —
mesmo as que não passam de pacotes visuais —, a Fiat se dá ao luxo de
manter à venda oito delas, o que compreende quase toda sua linha de
automóveis. Do acessível Uno Sporting aos topos de linha Bravo e Linea
TJet, são opções de 85 a 152 cv e de R$ 32,6 mil a R$ 70,8 mil (sem,
opcionais). Entre esses extremos estão os Puntos Sporting e TJet, a Idea
Sporting, o novo Palio Sporting e o 500 Sport — os dois últimos,
lançados no segundo semestre do ano passado e, por isso, alvos de nosso
especial interesse.
Apesar de algumas diferenças evidentes, como o número de portas, e
outras nem tanto, como as técnicas empregadas em cada motor, Palio e 500
têm mais em comum do que o logotipo estampado na frente entre duas
barras cromadas que lembram bigodes. Um fabricado no Brasil, outro
importado do México, eles são carros compactos que se diferenciam das
versões comuns da linha não só na aparência, mas também na mecânica —
como o acerto de suspensão. Embora com fórmulas distintas, seguiram o
mesmo objetivo de oferecer uma direção mais alegre sem acarretar altos
investimentos.
Com mais equipamentos de série (sobretudo os de segurança) e um projeto
mais sofisticado, o 500
naturalmente custa mais; além disso, oferece opcionais
adequados à proposta de um esportivo, como teto solar, de que o Palio
não dispõe, o que pode encarecê-lo ainda mais. Por isso, há expressiva diferença em um dos quatro "Ps" que
definem nossos comparativos: o preço.
O Sporting nacional, que na linha 2013 passa a vir com bolsas infláveis
frontais e freios com sistema antitravamento (ABS) de série, parte de R$
41,3 mil e chega a R$ 44,9 mil como avaliado, com grande parte dos
opcionais disponíveis. O Sport mexicano começa em R$ 51,6 mil, mas vai até
R$ 58,6 mil com as opções do carro analisado. Ambos ainda poderiam
receber outros itens, como câmbio manual automatizado (Palio) ou
automático (500). Embora nosso "Cinquecento" tivesse a decoração da
série limitada Prima Edizione, seu conteúdo não correspondia ao que
prevê o site da fábrica, pois havia itens que essa edição não pode
receber. Assim, consideramo-lo um 500 Sport convencional.
E quanto aos outros "Ps"? Em proposta de uso, ambos podem
ser definidos como hatchbacks compactos voltados ao público jovem, como
solteiros e casais sem filhos, embora possam ser usados para levar
pequenas famílias sem muito conforto. Em porte a diferença
é grande: o Palio mede 33
centímetros a mais em comprimento e 12 cm a mais em distância entre
eixos. Já em potência eles voltam a se
aproximar: o motor de 1,6 litro e 16 válvulas do nacional obtém 115 cv
com gasolina e 117 com álcool, ante 108 cv do mexicano, que só usa
gasolina.
Portanto, entre semelhanças e diferenças, são modelos que merecem uma
comparação para revelar até que ponto se parecem ou se distinguem. Uma
interessante briga entre irmãos, ainda que projetados em diferentes
continentes e produzidos em locais distantes algo como 7.000 quilômetros
um do outro.
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