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Já são sete anos desde o lançamento europeu, mas o Punto mantém o ar atualizado; as lanternas nas colunas são características do modelo

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Desenho é certamente um ponto alto do Fiesta, que ficou melhor como hatch que como sedã; repare na ascensão da linha de base das janelas

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O estilo dos Volkswagens costuma ser sóbrio e duradouro e isso se vê no Polo, aos quase 10 anos de Brasil com alterações de pequena monta

Dois desses modelos nasceram quase juntos na Europa: a primeira geração do Polo data de 1975, e a do Fiesta, do ano seguinte. Só que o VW nacional está desde 2002 no quarto modelo dos alemães — para eles já existe o quinto desde 2009 —, enquanto o novo Ford é a sexta geração que os europeus conheceram em 2007. O caso do Fiat é diferente: lançado na Itália em 1993 como sucessor do Uno, chegou em 2005 à terceira geração, vendida por lá como Grande Punto, que deu origem após dois anos ao primeiro Punto brasileiro.

Temos aqui, portanto, um modelo vendido no mercado de origem desde 2001 (Polo), outro desde 2005 (Punto) e um desde 2007 (Fiesta). E isso, considerando-se o ciclo médio de produção de seis ou sete anos para cada geração, explica claramente as diferenças de estilo entre eles.

A modernidade do projeto do Ford fica evidente em suas linhas, com faróis alongados, para-brisa mais inclinado e linha de cintura alta e ascendente da frente para a traseira. O Fiat segue as mesmas ideias, mas em grau mais moderado, e tem a peculiaridade das lanternas traseiras elevadas que caracterizam o modelo desde os anos 90. O Polo é bem diferente, com formas retilíneas e discretas. Se essa sobriedade conseguiu que seu desenho envelhecesse devagar em uma década, na qual as mudanças quase se resumiram a grade e faróis, também é fato que ele não consegue mais conquistar pelo desenho, ao contrário dos oponentes.

O coeficiente aerodinâmico (Cx) não mais tem sido reduzido nos novos projetos, pois outros fatores — segurança em colisões, menor risco de lesões em atropelamentos e até mesmo o interesse do público por estilos mais robustos — têm predominado sobre o cuidado com a penetração no ar. Mesmo assim, o melhor índice é o do modelo mais novo, o Fiesta, com 0,33, ante 0,34 do Punto e 0,352 do Polo. Multiplicado à área frontal (Cx.A), os números resultam em 0,75 no Ford e 0,80 tanto no Fiat quanto no VW.

O visual interno repete, de certo modo, a impressão causada pelas carrocerias. O do Fiesta é claramente mais moderno, sobretudo pelo painel com módulos destacados para os instrumentos e a seção central inspirada no teclado de telefones celulares. No Punto a aparência é atual, sem ser ousada, e no Polo reflete o padrão alemão de interior funcional, mas algo austero — e desgastado pelos 10 anos de mercado. Ameniza a situação no VW o uso de tom grafite de bom aspecto em seções do painel.

Quanto à qualidade de materiais, os três vinham com revestimento dos bancos em couro nas unidades avaliadas, mas não agradam pelos plásticos: são rígidos e, no caso do Ford, incomodam mesmo pela aparência pobre de peças como as maçanetas das portas. Também nesse modelo há um estranho contraste de texturas entre a parte superior do painel e a inferior, que são da mesma cor preta. A diferença é bem-vinda quando se usam dois tons no acabamento, como é comum no exterior, mas não caiu bem com a adoção do painel monocromático para atender à "preferência nacional".

Variadas regulagens de banco e volante (em altura e distância) permitem encontrar boa posição de dirigir nos três, mas há diferenças. Punto e Fiesta acomodam melhor que o Polo, cujo assento curto deixa as coxas mal apoiadas. No Ford destacam-se os bancos amplos e com apoios laterais pronunciados, mas há duas restrições: a reclinação do encosto se dá por alavanca, com pontos definidos (seria melhor contínua), e tal comando fica apertado junto à coluna central.

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