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Punto |
Fiesta |
Polo |
Estilo |
4 |
5 |
3 |
Acabamento |
4 |
3 |
4 |
Posição
de dirigir |
4 |
4 |
3 |
Instrumentos |
4 |
4 |
4 |
Itens de
conveniência |
4 |
3 |
4 |
Espaço interno |
3 |
3 |
4 |
Porta-malas |
3 |
3 |
3 |
Motor |
3 |
4 |
3 |
Desempenho |
4 |
4 |
3 |
Consumo |
3 |
4 |
3 |
Câmbio |
4 |
5 |
5 |
Freios |
4 |
4 |
4 |
Suspensão |
4 |
5 |
4 |
Estabilidade |
4 |
5 |
4 |
Segurança
passiva |
4 |
5 |
4 |
Custo-benefício |
4 |
5 |
3 |
Média |
3,75 |
4,12 |
3,62 |
Posição |
2°. |
1°. |
3°. |
As notas vão de 1 a 5,
sendo 5 a melhor; conheça nossa
metodologia |
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![](../carros/banners/comp-custo.jpg)
Os três carros vieram para a
avaliação com quase todos os opcionais, faltando apenas pintura metálica ou
perolizada, câmbio automatizado (Polo e Punto) e teto solar (Punto). Assim, cada
um trazia de R$ 6 mil a R$ 7,5 mil em itens cobrados à parte, vários dos quais
podem ser retirados sem afetar muito a avaliação que você leu.
Na condição em que os analisamos, o Polo custa cerca de R$ 5 mil a mais que o
Fiesta, que é R$ 900 mais caro que o Punto. Dispense o teto solar, que só ele
trazia, e o VW fica R$ 2,8 mil acima do Fiesta. O que
ele traz a mais que o Ford por esse valor? Pouco: alguns itens de conveniência e faróis
de neblina. O Fiesta, em contrapartida, vem com controle de estabilidade, mais
cinco bolsas infláveis, sistema Sync e rodas de 16 pol, além da modernidade de
projeto. Seria coerente que custasse mais que o Polo, não menos:
sinal de que a VW está cobrando demais.
E entre Fiesta e Punto avaliados? O Fiat traz vários itens de conveniência a
mais, só que também vem sem controle de estabilidade e cinco das sete bolsas do
Ford. Por R$ 900 a mais, o mexicano sai em definitiva desvantagem na relação
entre custo e equipamentos.
Mas não se escolhe um carro apenas por isso; então, vamos à comparação ponto a
ponto, nas notas ao lado. O Fiesta sai à frente em estilo, motor, consumo,
suspensão, estabilidade e segurança passiva, enquanto o Polo tem o maior espaço
interno e o Punto, embora equilibrado nos principais quesitos, não vence os
oponentes em nenhum.
Se custassem o mesmo, o Ford seria claramente a melhor compra. O Fiat sai um
pouco mais barato, mas não a ponto de compensar as várias vantagens do novo
concorrente. Quanto ao Polo, com um preço injustificável para o que oferece, não
pode mesmo terminar melhor que no último lugar.
![](../continua.jpg) |