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Ford Fusion
SEL
V6 3,0 24V |
4,84 m |
243 cv |
R$ 103.900* |
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Toyota
Camry XLE
V6 3,5 24V |
4,81 m |
284 cv |
R$ 154.700* |
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Volkswagen
Passat
Comfortline
2,0 TSI 16V |
4,76 m |
200 cv |
R$ 129.840* |
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* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com possíveis
opcionais |
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América, Ásia ou
Europa, quem faz o melhor carro do
segmento executivo? É uma boa dúvida agora que o Ford Fusion —
representante dos Estados Unidos na classe, embora seja fabricado no
México — foi remodelado e passou a contar com versão de seis
cilindros no mercado brasileiro.
Ao não ser penalizado pela alíquota de 35% do Imposto de Importação, por
conta do acordo comercial entre Brasil e México, o Fusion nos chega a um
preço que torna difícil encontrar um concorrente direto na mesma faixa
de valor. Com exceção do sul-coreano Hyundai Azera (cujo importador não
respondeu a nossos pedidos de carros para avaliação), carros de porte e
potência similares aos dele custam bem mais. Assim, o objetivo foi
buscar adversários tão próximos do Ford quanto possível nos "quatro Ps"
considerados em nossos comparativos.
Chegamos ao Toyota Camry, um legítimo japonês
desenhado com foco no mercado norte-americano, onde é líder de vendas
entre os carros de passeio (atrás dos picapes grandes da Ford e da
General Motors), e ao Volkswagen Passat, um alemão de concepção e
nascimento. O primeiro só existe aqui na versão V6 de 3,5 litros, enquanto o segundo
oferece o quatro-cilindros turbo de 2,0 litros (200 cv) e o V6 de 3,2 litros
(250 cv).
Este último estaria mais próximo dos oponentes em potência, mas a VW não
tinha um disponível quando pedimos, oferecendo então a versão turbo.
Aceitamos porque, além de estar bem mais próxima do Fusion em preço,
seria uma oportunidade de avaliar a tendência de redução de
cilindrada (downsizing) e uso de superalimentação, em voga sobretudo na
Europa.
Como já se sabe, em preço sugerido há uma diferença expressiva
entre os extremos. Pedem-se R$ 103,9 mil
pelo Fusion, R$ 129,8 mil pelo Passat e R$ 154,7 mil pelo Camry na condição em que
foram avaliados. Apesar da questão financeira, eles permanecem
concorrentes diretos nos outros "Ps".
A proposta de uso é a mesma: são sedãs de três volumes e quatro portas
com espaço, conforto e desempenho suficientes para transporte do executivo
no banco traseiro ou, se preferir, para que
ele assuma o volante e leve a
família. Em porte, a variação não chega a oito centímetros em
comprimento ou distância entre eixos, o que os mantém na mesma
categoria. A potência do Camry é de 284 cv no V6 de 3,5 litros; a do
Fusion, de 243 cv no V6 de 3,0 litros; e a do Passat, de 200 cv no
turbo de 2,0 litros.
Continua
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