Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Ambos agradam pelo equilíbrio entre estabilidade e conforto, mérito de suspensões modernas; as trações integrais têm funcionamento semelhante
Assim é muito fácil
Estacionar o carro em vaga paralela ao sentido de tráfego, embora já não seja tão comum hoje quanto no passado, continua um desafio para muitos motoristas — ainda mais em um utilitário esporte, pelas maiores dimensões e a dificuldade de ver o que acontece ao redor do carro por sua maior altura. Sensores de obstáculos ajudam bastante, mas não resolvem o problema de quem não tem prática na tarefa. Para esses, o sistema de assistência ao estacionamento Park Assist do Tiguan é muito bem-vindo.

A proposta do sistema é realizar todas as tarefas necessárias para estacionar em vaga paralela, exceto as de acelerar e frear. Funciona assim:

1) Para ligá-lo, aciona-se no console a tecla que contém um desenho de volante e a letra "P", rodando a no máximo 45 km/h. Se a vaga desejada estiver à esquerda, deve-se acionar a luz de direção para esse lado; em caso contrário, o sistema a procura à direita.

2) Dirige-se entre 10 e 35 km/h, passando entre 50 cm e 1,50 m das possíveis vagas. Um indicador no centro do painel mostra a leitura dos espaços e indica quando um deles tem tamanho suficiente para o Tiguan, com sobra mínima de 1,10 m. Nesse caso, roda-se até ultrapassar ligeiramente a vaga.

3) Engata-se a marcha à ré e então surge no painel a mensagem "Intervenção direcção activa! Observar a zona periférica" — assim mesmo, grafada em português luso, pois o sistema prevê os mercados europeus e não recebeu uma versão para o Brasil.

4) Solta-se o pedal de freio (se a função Auto Hold estiver ligada, deve-se dar um leve toque no acelerador) e o carro começa a rodar para trás, enquanto o volante gira rápido para um lado e depois para o outro, na medida certa para colocar o carro na vaga.

5) De fato — como se leu por aí em mídias "especializadas" —, deixado acelerar por si próprio, o carro embala rápido e a manobra é feita em velocidade inesperada, que chega a assustar. Uma leitura do manual, porém, indica que cabe ao motorista controlar a velocidade pelo freio.

6) O sistema avisa ao motorista para frear, quando a manobra estiver concluída, ou para engatar Drive para avançar um pouco o carro, se necessário. Se o condutor não agir, o sensor de estacionamento alerta sobre a proximidade ao veículo de trás, mas nada é feito para evitar o impacto, mais uma razão para controlar o ritmo pelo uso do freio.

Durante todo o processo, as imagens da câmera traseira no mesmo painel do sistema de áudio permitem acompanhar a manobra. A operação do Park Assist é interrompida se a velocidade superar 7 km/h, se o motorista usar o volante, se o controle de estabilidade intervir, se a marcha à ré for desengatada ou se a manobra não puder ser concluída em três minutos.

E funciona bem? Muito bem, como confirmamos em várias operações. A manobra só não fica bem feita em casos especiais, como ao estacionar junto a um meio-fio em curva ou o motorista posicionar o Tiguan muito fora do paralelismo com o meio-fio. Vale notar que o sistema não calcula a distância entre meio-fio e pneus, que podem colidir nessas situações se o motorista não se precaver.

Além do Park Assist, o motorista do Tiguan dotado desse opcional tem a facilidade da câmera traseira (montada acima da placa de licença) para orientar manobras de todo tipo, desde pequenos recuos até o estacionamento de ré, tanto em vaga perpendicular ao sentido de tráfego quanto em paralela. Para esse fim há linhas de orientação na tela do painel que se sobrepõem à imagem do solo.

No caso de vaga perpendicular, a linha vermelha mostra a distância de segurança atrás do carro, a cerca de 40 cm do para-choque; a verde, em forma de escada, projeta parte do carro (algo como 2 m) atrás dele próprio; e a amarela, de mesmo formato da verde, cobre cerca de 3 m e projeta a direção que o Tiguan seguirá conforme a posição do volante.

Por meio dessa última pode-se, por exemplo, perceber que haverá interferência com outro veículo estacionado ou mesmo com um meio-fio e fazer a correção antecipada. Outras linhas surgem quando se pretende estacionar em vaga paralela ao tráfego sem usar o Park Assist.
Clique para ampliar a imagem

Acionado pela tecla no centro, o auxílio ao estacionamento mede as vagas ao lado e indica quando engatar a ré para começar a manobra

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A câmera traseira permite acompanhar a proximidade de obstáculos; na tela inferior, as linhas-guia para estacionar sem o uso do sistema

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade