Estacionar o carro em vaga
paralela ao sentido de tráfego, embora já não seja tão comum
hoje quanto no passado, continua um desafio para muitos
motoristas — ainda mais em um utilitário esporte, pelas maiores
dimensões e a dificuldade de ver o que acontece ao redor do
carro por sua maior altura. Sensores
de obstáculos ajudam bastante, mas não resolvem o problema
de quem não tem prática na tarefa. Para esses, o sistema de
assistência ao estacionamento Park Assist do Tiguan é muito
bem-vindo.
A proposta do sistema é realizar todas as tarefas necessárias
para estacionar em vaga paralela, exceto as de acelerar e frear.
Funciona assim:
1) Para ligá-lo, aciona-se no console a tecla que contém um
desenho de volante e a letra "P", rodando a no máximo 45 km/h.
Se a vaga desejada estiver à esquerda, deve-se acionar a luz de
direção para esse lado; em caso contrário, o sistema a procura à
direita.
2) Dirige-se entre 10 e 35 km/h, passando entre 50 cm e 1,50 m
das possíveis vagas. Um indicador no centro do painel mostra a
leitura dos espaços e indica quando um deles tem tamanho
suficiente para o Tiguan, com sobra mínima de 1,10 m. Nesse
caso, roda-se até ultrapassar ligeiramente a vaga.
3) Engata-se a marcha à ré e então surge no painel a mensagem
"Intervenção direcção activa! Observar a zona periférica" —
assim mesmo, grafada em português luso, pois o sistema prevê os
mercados europeus e não recebeu uma versão para o Brasil.
4) Solta-se o pedal de freio (se a função Auto Hold estiver
ligada, deve-se dar um leve toque no acelerador) e o carro
começa a rodar para trás, enquanto o volante gira rápido para um
lado e depois para o outro, na medida certa para colocar o carro
na vaga.
5) De fato — como se leu por aí em mídias "especializadas" —,
deixado acelerar por si próprio, o carro embala rápido e a
manobra é feita em velocidade inesperada, que chega a assustar.
Uma leitura do manual, porém, indica que cabe ao motorista
controlar a velocidade pelo freio.
6) O sistema avisa ao motorista para frear, quando a manobra
estiver concluída, ou para engatar Drive para avançar um pouco o
carro, se necessário. Se o condutor não agir, o sensor de
estacionamento alerta sobre a proximidade ao veículo de trás,
mas nada é feito para evitar o impacto, mais uma razão para
controlar o ritmo pelo uso do freio.
Durante todo o processo, as imagens da câmera traseira no mesmo
painel do sistema de áudio permitem acompanhar a manobra. A
operação do Park Assist é interrompida se a velocidade superar 7
km/h, se o motorista usar o volante, se o
controle de estabilidade
intervir, se a marcha à ré for desengatada ou se a manobra não
puder ser concluída em três minutos.
E funciona bem? Muito bem, como confirmamos em várias operações.
A manobra só não fica bem feita em casos especiais, como ao
estacionar junto a um meio-fio em curva ou o motorista
posicionar o Tiguan muito fora do paralelismo com o meio-fio.
Vale notar que o sistema não calcula a distância entre meio-fio
e pneus, que podem colidir nessas situações se o motorista não
se precaver.
Além do Park Assist, o motorista do Tiguan dotado desse opcional
tem a facilidade da câmera traseira (montada acima da placa de
licença) para orientar manobras de todo tipo, desde pequenos
recuos até o estacionamento de ré, tanto em vaga perpendicular
ao sentido de tráfego quanto em paralela. Para esse fim há
linhas de orientação na tela do painel que se sobrepõem à imagem
do solo.
No caso de vaga perpendicular, a linha vermelha mostra a
distância de segurança atrás do carro, a cerca de 40 cm do
para-choque; a verde, em forma de escada, projeta parte do carro
(algo como 2 m) atrás dele próprio; e a amarela, de mesmo
formato da verde, cobre cerca de 3 m e projeta a direção que o
Tiguan seguirá conforme a posição do volante.
Por meio dessa última pode-se, por exemplo, perceber que haverá
interferência com outro veículo estacionado ou mesmo com um
meio-fio e fazer a correção antecipada. Outras linhas surgem
quando se pretende estacionar em vaga paralela ao tráfego sem
usar o Park Assist. |
Acionado pela tecla
no centro, o auxílio ao estacionamento mede as vagas ao lado e
indica quando engatar a ré para começar a manobra
A câmera traseira
permite acompanhar a proximidade de obstáculos; na tela
inferior, as linhas-guia para estacionar sem o uso do sistema |