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Meriva |
Fit |
206
SW |
Estilo |
4 |
4 |
4 |
Acabamento |
4 |
4 |
3 |
Posição de dirigir |
3 |
4 |
3 |
Instrumentos |
3 |
3 |
4 |
Itens de conveniência |
4 |
3 |
4 |
Espaço interno |
4 |
4 |
3 |
Porta-malas |
3 |
3 |
3 |
Motor |
3 |
4 |
4 |
Desempenho |
3 |
4 |
3 |
Consumo |
3 |
4 |
3 |
Câmbio |
4 |
4 |
3 |
Freios |
4 |
4 |
4 |
Suspensão |
4 |
3 |
4 |
Estabilidade |
3 |
4 |
4 |
Segurança passiva |
4 |
4 |
4 |
Custo-benefício |
3 |
3 |
4 |
Média |
3,50 |
3,68 |
3,56 |
Posição |
3º. |
1º. |
2º. |
As notas vão de 1
a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa
metodologia |
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Custo-benefício
Meriva e 206 SW têm preços básicos bem próximos e inferiores ao do Fit em mais
de R$ 3 mil, mas há um fator a considerar. A GM "depenou" a versão Premium ao
lançar o Easytronic, passando a cobrar à parte por bolsas infláveis frontais e
freios antitravamento (ABS), além de retirar o sistema de áudio e outros itens.
Tudo isso vem de série nos concorrentes, que são vendidos em configuração
fechada, sem opções. Com o pacote de opcionais que abrange bolsas, ABS e faróis
de neblina (mas sem áudio, que é aplicado em concessionária), a Meriva supera o
Fit em mais de R$ 1 mil. Portanto, a relação entre preço e equipamentos favorece
a 206 SW, que traz ainda vários itens exclusivos no grupo.
A atribuição de notas apontou vantagens do Fit em posição de dirigir,
desempenho, consumo e câmbio e da 206 em instrumentos e custo-benefício,
enquanto a Meriva não venceu ambos os oponentes em nenhum aspecto. É fácil
perceber, porém, que houve equilíbrio na maioria dos quesitos: em nenhum caso as
notas se afastaram mais de um ponto do melhor para o pior modelo. Com isso, a
média final foi também equilibrada, com pequena vantagem do Honda sobre a
Peugeot e desta sobre a Chevrolet.
Mas não se pode concluir sem uma posição final sobre os câmbios, que
motivaram este comparativo. O automático tradicional da 206 SW, embora não
comprometa, deixa a desejar em suavidade, tem apenas quatro marchas e representa
aumentos de custo e consumo relevantes. O CVT do Fit é uma grande solução pelo
conforto e a eficiência, mas não agrada a quem curte dirigir, ao menos enquanto
não tem a seleção manual de "marchas" oferecida no exterior (quem sabe na
segunda geração?). E o manual automatizado da Meriva mostrou-se uma válida
alternativa, pois mantém o controle do motorista sobre as marchas quando
desejado, não afeta desempenho e consumo e tem custo atraente.
Continua |