Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Da inclinação dos vidros ao formato das lanternas, diferentes soluções de estilo, ora para ganhar espaço, ora para transmitir sensação de maior altura ou largura Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem

Prisma: traseira imponente em uma carroceria compacta e algo antiga

Clique para ampliar a imagem

Siena: bom resultado com nova frente e traseira inspirada na dos Alfas

Clique para ampliar a imagem

Fiesta: dianteira remodelada faz bom conjunto com o restante inalterado

Clique para ampliar a imagem

Logan: linhas discretas, com aspecto mais antigo, e o maior entreeixos

Concepção e estilo

O Siena é nosso velho conhecido. Foi lançado em 1997 como parte da família Palio, projeto mundial da Fiat para países menos desenvolvidos, e passou por atualizações de estilo em 2001, 2004 e agora em 2007. Todas elas limitaram-se à frente e à traseira, embora desta vez haja novos vincos nas laterais. É também a primeira vez em que a aparência frontal se diferencia da adotada no Palio. O desenho original, que somava um porta-malas saliente ao projeto do estúdio italiano I.DE.A., foi reformulado pelo renomado Giugiaro e agora pelo próprio centro de estilo da Fiat.

O Fiesta Sedan de segunda geração chegou em 2004 como sucessor do antigo modelo mexicano, de pouco sucesso. A traseira do sedã foi desenho brasileiro sobre o hatch lançado na Europa em 2001, mas tanto a frente anterior quanto a atual — apresentada em 2007 — são também obras da Ford local.

O Prisma é projeto integral da General Motors brasileira. Da plataforma do segundo Corsa, lançado em 1993 na Europa, surgiu em 2000 o Celta, que seis anos depois ganhou nova frente e deu origem ao sedã. Dos quatro, o único vendido no exterior com estilo idêntico ao do nacional é o Logan, modelo de baixo custo lançado em 2004 pela Dacia (marca romena integrada em 1999 ao grupo Renault) e que no ano passado ganhou versão nacional.

Quais agradam mais? Pelo que pudemos perceber na avaliação, foi ampla a aprovação ao novo Siena, ao contrário do que ocorreu no ano passado com o Palio reestilizado. A frente ganhou o ar imponente que falta ao hatch, com faróis do tipo elipsoidal, e a traseira mostra inspiração em sedãs Alfa Romeo com bons resultados. Pena que a altura de rodagem seja algo exagerada do ponto de vista estético. Também se percebe que as rodas traseiras estão muito à frente, ao contrário do Logan, que as tem claramente recuadas.

O Fiesta também agradou bastante, sem que a nova frente destoe da traseira inalterada. No caso do Prisma, a parte posterior — que para alguns foi inspirada no Vectra, mas para nós lembra mesmo o Renault Mégane — tem aprovação da maioria, mas falta harmonia com o restante: o carro parece muito compacto para um porta-malas tão imponente e as largas colunas traseiras. O último lugar em estilo, pelo que detectamos, fica mesmo com o Logan e suas linhas tradicionais, quase ultrapassadas.

O Prisma tem o melhor coeficiente aerodinâmico (Cx) informado, 0,31, embora seja difícil acreditar em tal melhora em relação ao antigo Corsa (0,34) com as mesmas formas básicas. Logan e Fiesta estão empatados, com o modesto valor de 0,36, e no Siena pode-se supor que continue o de 0,33 divulgado para o primeiro modelo do Palio. Multiplicados pela área frontal estimada, que é o que importa, esses coeficientes resultam em 0,68 no Chevrolet, 0,72 no Fiat, 0,83 no Ford e 0,89 no Renault.

Conforto e conveniência

A posição intermediária destes modelos na categoria de pequenos fica evidente nos interiores: há algum cuidado a mais no acabamento e nos detalhes do que se vê na base do segmento. Logan, Fiesta e Siena (com pacote opcional no caso destes dois) trazem revestimento de bancos em tecido aveludado, em vez do áspero do Prisma. O carro da Ford combina esse tecido ao couro em uma solução de bom gosto, mas sem esse opcional vem em tecido simples. Em termos de plásticos, apesar da evolução notada no Fiesta no ano passado, não há requinte em nenhum deles. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade