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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
"Potência não é nada sem controle", dizia o anúncio de pneus. E nem sem um conjunto eficiente, podemos acrescentar. A simulação de desempenho desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo mostrou que nem sempre o mais potente é o mais veloz e rápido.

Com uma das melhores aerodinâmicas, o 207 obteve a maior velocidade máxima, seguido do Voyage (o melhor na resistência ao ar), embora ambos sejam menos potentes que o Symbol (só com álcool no caso do Peugeot). Contribuiu para a vantagem desses dois modelos o cálculo de quinta marcha praticamente exato em ambos, pois ela os deixou bem perto do pico de potência. Na sequência vem o Fiesta, com maior potência que o Voyage, mas prejudicado pela aerodinâmica e o acerto de câmbio. O Siena só poderia ser o último pela diferença de motorização.

Fiesta e Voyage ficaram equilibrados com a menor rotação a 120 km/h, que no Symbol é quase tão alta quanta a do Siena, de motor menor. A potência consumida nessa velocidade, menor no 207 e no Voyage e maior no Fiesta, reflete as diferenças de Cx e área frontal (pneus mais largos também prejudicam, mas os do Ford eram os mais estreitos no grupo).

Em aceleração o Symbol se impôs, mas perdeu para o Voyage (o mais leve dos cinco) em duas das provas com uso de gasolina. De modo geral ficaram equilibrados, seguidos por 207, Fiesta e Siena. Da mesma forma, as retomadas apontaram vantagem do Renault na maioria das provas com gasolina e em todas com álcool, sempre com o VW por perto, seguidos por Peugeot, Ford e Fiat, na ordem.

Em consumo, a soma de melhor aerodinâmica e câmbio relativamente longo favoreceu o 207, que deteve as melhores marcas em algumas condições e com uso de gasolina, perdendo para o Fiesta e o Siena em outras quando se usava álcool. O Voyage ficou em quarto lugar e o Symbol em último, mas a diferença não foi grande entre os cinco: raramente passou de 1,5 km/l com qualquer dos combustíveis.
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  Siena Fiesta 207 Symbol Voyage
gas. álc. gas. álc. gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima (km/h) 168,4 169,2 172,6 177,0 186,79 190,1 182,3 185,8 184,4 186,4
Regime à vel. máxima (rpm) 5.300 5.350 4.850 4.950 5.400 5.500 5.500 5.650 5.100 5.150
Marcha em velocidade máxima 5ª. 5ª. 5ª. 5ª. 5ª.
Regime a 120 km/h (5ª.) (rpm) 3.800 3.350 3.500 3.650 3.300
Potência a 120 km/h (cv) 30 33 28 31 28
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 14,5 14,4 13,5 12,6 12,4 11,7 11,4 10,9 11,3 11,0
Aceleração de 0 a 400 m (s) 19,4 19,2 19,2 18,7 18,4 17,9 17,9 17,4 17,7 17,5
Aceleração de 0 a 1.000 m (s) 35,7 35,7 34,6 33,8 33,7 33,0 32,3 32,0 32,4 32,1
Retom. 80 a 120 km/h em 5ª. (s) 20,0 19,3 20,9 19,0 19,3 16,8 15,2 14,1 16,3 15,6
Retom. 80 a 120 km/h em 4ª. (s) 15,4 15,3 13,9 12,8 13,4 11,9 10,9 10,1 12,0 11,6
Retom. 80 a 120 km/h em 3ª. (s) 11,2 11,0 9,3 8,7 9,2 8,5 8,3 7,8 8,3 8,2
Retom. 60 a 100 km/h em 4ª. (s) 13,7 13,6 13,1 12,2 12,7 11,4 10,3 9,7 10,6 10,3
Retom. 60 a 100 km/h em 3ª. (s) 9,3 9,2 8,6 8,1 8,7 7,9 7,5 7,1 7,3 7,2
Consumo em cidade (km/l) 9,8 6,9 9,6 6,9 9,7 6,7 9,0 6,4 9,0 6,4
Consumo em estrada (km/l) 13,6 9,7 13,2 9,7 13,7 9,5 12,4 9,0 13,0 9,5
Consumo a 60 km/h (km/l) 15,6 11,2 15,7 11,5 15,9 11,1 14,4 10,4 14,6 10,6
Consumo a 80 km/h (km/l) 14,2 10,2 13,8 10,1 14,4 10,0 13,0 9,4 13,6 9,9
Consumo a 100 km/h (km/l) 12,6 9,1 12,0 8,8 12,6 8,8 11,5 8,3 12,4 9,0
Consumo a 120 km/h (km/l) 11,2 8,0 10,3 7,5 11,1 7,8 10,1 7,3 11,1 8,1
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados dos fabricantes
  Siena Fiesta 207 Symbol Voyage
gas. álc. gas. álc. gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima (km/h) 166 167 174 180 ND 186 187 191 193
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 12,9 12,8 12,4 11,7 ND 10,1 9,9 10,1 9,8
Consumo em cidade (km/l) 13,4 9,5 ND ND ND 13,1 8,8
Consumo em estrada (km/l) 17,5 13,0 ND ND ND 18,5 12,4
Comentário técnico
> Embora três dos modelos (207 Passion, Voyage e Symbol) tenham sido lançados nos últimos 12 meses, não há nada de realmente novo debaixo dos capôs. São cinco motores bem conhecidos: o do Fiesta está em uso desde 2000, o que se aplica também à família Fire do Siena, embora a versão 1,4 tenha aparecido só em 2005; os de Symbol, 207 (nas versões de 16 válvulas) e Voyage estão no mercado desde 2001 (o da VW começou pelo Golf, não havendo relação com a linha AP usada desde a década de 1980).

> Ford e, desde a linha 2009, Volkswagen adotaram taxa de compressão mais alta que as demais, o que favorece desempenho e consumo ao usar álcool: 12,3:1 no Fiesta e 12,1:1 no Voyage, ante modestos 10,5:1 no Peugeot, 10,35:1 no Siena e 10:1 no Symbol. As marcas francesas mantiveram nas versões flexíveis em combustível a taxa dos antigos motores a gasolina, talvez para reduzir custos, enquanto a Fiat teve inexplicável timidez nesse aspecto, já que a versão 1,4 já foi lançada com a flexibilidade.

> O propulsor do 207 é bem superior em relação r/l, excelente 0,23, o que explica o funcionamento suave e isento de vibrações em qualquer rotação.
O mais próximo dele é o Fiesta (0,293), seguido por Symbol e Voyage (em curioso empate de 0,314, embora tenham curso de pistões e comprimento de bielas diferentes) e com o Siena em último (0,325). Vale notar que 0,3 é o limite convencionado para r/l, o que deixaria apenas Peugeot e Ford aprovadas.

> Por ter feito um 207 tupiniquim por meio de reestilização do 206, e não com plataforma e carroceria novas, a Peugeot local manteve a suspensão traseira independente por braço arrastado e barra de torção, que a França já abandonou no modelo (agora usa eixo de torção e mola helicoidal). Isso não é demérito, porém, já que o sistema independente costuma ser melhor sobre piso irregular, além de trazer efeito autodirecional: as forças que atuam sobre a suspensão em curvas levam as buchas "inteligentes" a alterar ligeiramente a posição das rodas, deixando-as mais convergentes (apontando para dentro da curva), o que aumenta o limite de aderência. A desvantagem desse efeito é que o carro se torna mais arisco ao superar o limite, podendo levar a traseira a sair rapidamente. Nos demais modelos aqui avaliados, com eixo de torção e mola helicoidal, a reação no limite tende a ser mais previsível.

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