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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Com mais potência e torque, o Strada fazia esperar desempenho bem superior. Mas a simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo indicou vantagem não tão expressiva.

Em velocidade máxima houve quase um empate, pois a área frontal bem maior do Fiat aumenta sua resistência ao ar (percebida pelos 4 cv a mais necessários para manter 120 km/h, com pneus de mesma medida). O Saveiro lhe daria ainda mais trabalho se contasse com cálculo mais exato de câmbio para essa finalidade: deu máxima em quarta com motor "cheio", 450-500 rpm acima do regime de maior potência, enquanto o Strada ficou 250-300 rpm abaixo desse ponto em quinta marcha. Se for usada a quinta, bem longa, o VW não passa de 172/174 km/h, gasolina e álcool, na ordem. A vantagem de seu arranjo 4+E é poder rodar a 120 km/h com rotação bem baixa, 400 rpm a menos que no oponente.

Também em aceleração a dianteira do Strada (que pesa importantes 125 kg a mais) foi apertada, como 0,5 a 0,7 s de 0 a 100 km/h, o que significa que ambos andariam muito próximas numa hipotética competição. Na arrancada até 400 metros a diferença cai ainda mais, 0,1 a 0,2 s, o que tem explicação: o VW cumpre a prova com as três primeiras marchas, enquanto o Fiat requer mudança para quarta pouco antes do fim. Vantagem por larga margem, mesmo, só em retomadas: de 80 a 120 km/h em quinta, a prova mais longa, o Strada leva 5,0 ou 4,6 s a menos. O maior torque ajuda, mas o câmbio mais curto também contribui. Reduzir para quarta ou terceira, no Saveiro, torna-se essencial para uma ultrapassagem rápida.

Onde o câmbio longo do VW dá o troco, associado ao motor de menor cilindrada, ao menor peso e à melhor aerodinâmica, é no consumo: roda mais 1,2 km/l na cidade e 1,8 na estrada, com álcool, em relação ao concorrente. A vantagem cresce com a velocidade, a ponto de suas marcas a 120 km/h serem melhores que as do Fiat a 100. E chega a compensar por boa margem o tanque pouco maior do Strada (58 ante 55 litros), dando ao Saveiro maior autonomia em qualquer condição.
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  Strada Saveiro
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 175,6 km/h 177,2 km/h 173,6 km/h 175,4 km/h
Regime à velocidade máxima e marcha 5.200 rpm/5ª. 5.250 rpm/5ª. 5.700 rpm/4ª. 5.750 rpm/4ª.
Regime a 120 km/h (5a.) 3.550 rpm 3.150 rpm
Potência a 120 km/h 36 cv 32 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,6 s 11,2 s 12,1 s 11,9 s
Aceleração de 0 a 400 m 17,8 s 17,7 s 18,0 s 17,8 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 33,0 s 32,4 s 33,3 s 32,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 5ª. 14,5 s 14,0 s 19,4 s 18,6 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 4ª. 11,2 s 10,9 s 13,7 s 13,6 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 3ª. 8,6 s 8,5 s 9,3 s 8,9 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 4ª. 9,9 s 9,4 s 12,0 s 11,9 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 3ª. 7,4 s 7,2 s 8,3 s 8,1 s
Consumo em cidade 7,7 km/l 5,3 km/l 9,1 km/l 6,5 km/l
Consumo em estrada 10,8 km/l 7,6 km/l 12,9 km/l 9,4 km/l
Consumo a 60 km/h 12,2 km/l 8,6 km/l 14,7 km/l 10,7 km/l
Consumo a 80 km/h 11,2 km/l 7,9 km/l 13,5 km/l 9,8 km/l
Consumo a 100 km/h 10,1 km/l 7,2 km/l 12,0 km/l 8,8 km/l
Consumo a 120 km/h 9,0 km/l 6,4 km/l 10,6 km/l 7,7 km/l
Autonomia em cidade 400 km 277 km 449 km 320 km
Autonomia em estrada 561 km 397 km 637 km 464 km
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados dos fabricantes
  Strada Saveiro
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 173 km/h 175 km/h 177 km/h 179 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,3 s 11,1 s 10,8 s 10,5 s
Consumo em cidade 11,3 km/l 8,0 km/l ND
Consumo em estrada 15,6 km/l 10,9 km/l ND
ND = não disponível
Comentário técnico
> Os dois motores são unidades bem conhecidas no mercado. O Família I da GM, usado pela Fiat, tem uma gama com versões de 1,0, 1,4, 1,6 e 1,8 litro, enquanto a série EA-111 da Volkswagen compreende unidades de 1,0, 1,4 e 1,6 litro — a segunda usada aqui apenas pela Kombi. Suas características de projeto são equivalentes, caso do bloco de ferro fundido, das duas válvulas por cilindro e do curso de pistões maior que o diâmetro de cilindros, e ambos usam acionamento de válvulas por alavanca roletada e controle eletrônico de acelerador. A relação r/l é bem melhor no Saveiro (0,314) que no Strada (0,339).

> Embora os motores atinjam potência e torque máximos em regimes semelhantes, a VW optou por um escalonamento de câmbio nitidamente mais aberto que o da Fiat, com primeira e segunda marchas mais curtas e as demais mais longas que as do concorrente — considerado sempre o efeito final, que inclui diferencial e pneus. Isso explica a menor agilidade do Saveiro quando se usam as marchas mais altas, a ponto de sua velocidade máxima ser obtida em quarta marcha.

> O sistema Locker do Strada (veja ilustração ao lado), desenvolvido em parceria com a Eaton, é um bloqueio para o diferencial para uso fora-de-estrada em baixa velocidade. Ele atua só até 20 km/h pelo uso do botão no painel, ou seja, não é um diferencial autobloqueante. Um sistema eletromagnético faz com que um anel, que vence uma mola de retorno, trave juntas as planetárias que transmitem potência às semi-árvores e estas, às rodas. Isso faz com que as duas rodas girem juntas, eliminando o trabalho normal do diferencial. Se uma delas estiver sem aderência, girando em falso, o Locker faz com que a outra roda receba potência e possa mover o picape. Para usar o sistema o carro precisa estar parado e o motorista acionando o freio. A mensagem ELD On aparece no painel. Para desligar, usa-se o botão ou basta passar de 20 km/h. instrumentos.

> Há diferença expressiva entre as suspensões traseiras. O Saveiro é fiel desde a primeira geração ao eixo de torção com molas helicoidais, mesmo esquema do Gol, enquanto o Strada usa eixo rígido com molas parabólicas longitudinais, típico de utilitários (saiba mais sobre suspensões).

No caso da suspensão dianteira, que é independente McPherson nos dois, o Fiat se distingue pelos amortecedores Powershock, com tecnologia Magneti Marelli-Cofap. São dotados de uma mola interna que aumenta sua resistência à compressão, deixando-os mais firmes quanto mais comprimidos eles estiverem. O principal objetivo é conter a inclinação lateral da carroceria (rolagem) em curvas sem a necessidade de um estabilizador muito grosso, que afetaria mais o conforto quando apenas um lado da suspensão passasse por oscilações.

> Detalhe que chama atenção é a pequena largura (tala) das rodas para os pneus destas versões: 5,5 pol no Strada e 6 pol no Saveiro para largura nominal de pneus de 205 mm, o que deixa a relação entre essas medidas em 68% no Fiat e 74% no VW. Tal proporção costuma variar de 70% a 90% em carros de rua e, quanto maior o percentual, maior rigidez se consegue nos flancos (laterais) dos pneus, o que aumenta a precisão de direção ao custo de menor conforto de marcha. Se a relação do Saveiro é apenas baixa, a do Strada sai do parâmetro habitual, o que pode ter relação com o peso do conjunto roda-pneu, já que uma roda mais larga se torna mais pesada.

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