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Carros do Passado

A grande consagração do modelo veio um ano depois, em 28 de abril de 1940, com a vitória do barão Huschke von Hanstein (que anos depois seria o diretor de competições da Porsche) e de Walter Baumer na Mille Miglia. Fora uma corrida especial, pois o evento, que havia sido cancelado em 1939 devido a um grave acidente no ano anterior, retornava com um novo traçado entre Brescia e Roma. A estrada parecia mais um autódromo, devido à qualidade do asfalto, principalmente nos trechos de Brescia, Mantua e Cremona.

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O cupê, sempre bem-sucedido nas pistas: na 24 Horas de Le Mans de 1939, à
esquerda, e na prova de subida de montanha de Ruhestein, já em 1946

Com uma velocidade média de 166 km/h, o 328 Coupé completou as nove voltas do circuito com uma vantagem de 15 minutos sobre o segundo colocado, desbancando de vez a superioridade da Alfa Romeo. Era a segunda vez que um carro alemão vencia na competição e, para aumentar ainda mais o triunfo, outros três 328 Touring Roadsters terminaram em terceira, quinta e sexta posições.

Porém, a lua-de-mel da BMW com a vitória seria interrompida em 1941, quando o último dos pouco mais de 460 exemplares do 328 foi construído. Devido à escalada da Segunda Guerra Mundial, o diretor Ernst Loof e seus engenheiros foram enviados pela Luftwaffe, a força aérea alemã, à França ocupada para ajudar no conserto dos motores dos aviões germânicos. Com isso a produção do esportivo era encerrada.

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A BMW teve de interromper sua produção com o início da guerra, mas as
vitórias do 328 nas pistas têm espaço cativo na galeria dos grandes clássicos

A descontinuidade na fabricação e os poucos exemplares construídos, somados às mais de 200 vitórias em apenas quatro anos, fazem do 328 um dos carros mais importantes da história do automóvel. Tanto que foi um dos 25 semi-finalistas na eleição do Carro do Século e um dos principais inspiradores do projetista William Lyons, criador das belas linhas do Jaguar XK 120 em 1948.

Todos esses atributos, títulos e histórias fazem com que o 328 seja um participante obrigatório nas edições modernas da Mille Miglia, hoje realizadas com veículos clássicos, para que garanta a aura e o charme da prova.

Ficha técnica
_ 328 (1936) 328 Mille Miglia (1939) 328 Touring (1940)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 6 em linha
Comando e válv. por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 66 x 96 mm
Cilindrada 1.971 cm3
Potência máxima 80 cv a
5.000 rpm
135 cv a
5.500 rpm
135 cv a
5.750 rpm
Torque máximo não disponível
Alimentação Carburador
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira eixo oscilante / eixo rígido
RODAS
Pneus 5,50-16 5,00-17 (diant.), 5,50-17 (tras.)
DIMENSÕES
Comprimento 3,90 m 3,85 m
Entreeixos 2,40 m
Peso 830 kg 715 kg 700 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 165 km/h 200 km/h 220 km/h

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