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Carros do Passado

Era um carro extensamente revisto em relação ao 100: estrutura mais rígida, suspensão mais firme e baixa, rodas de 16 pol com pneus 225/50, bancos mais envolventes e revestidos de couro, tração integral de série. O painel completo, incluindo manômetro e termômetro de óleo, contava com instrumentos de fundo branco — um dos criadores dessa tendência, ao lado do primeiro Dodge Viper. A central eletrônica permitia uma sobrepressão do turbo (overboost) durante 15 segundos quando era mais solicitado, para ganho de potência. Os números impressionavam: 240 km/h de máxima, 0 a 100 em 7 segundos.

Em vez do 200, o sedã esportivo S4: com o motor de 2,25 litros elevado a 230 cv, acelerava de 0 a 100 km/h em 7 segundos

À parte o S4, a gama de motores incluía os de quatro cilindros (1,6 de 88 cv, 2,0 de 113 cv), cinco cilindros (2,25 de 132 cv) e um inédito V6 de 2,8 litros e 174 cv (uma versão menor, de 2,6 litros e 150 cv, apareceria em 1993). Em maio de 1991 chegavam as opções diesel, 2,4 de aspiração natural e 2,5 turbo (115 cv); em janeiro de 1992, o 2,0 de 16 válvulas e 138 cv.

Em julho desse ano fazia sua estréia no S4 o 4,2-litros de 280 cv e 40,8 m.kgf do modelo V8, melhorando a aceleração de 0 a 100 km/h para 6,2 segundos e a velocidade máxima para 249 km/h. O turbo de cinco cilindros continuava disponível. No mercado americano o novo 100 chegava na linha 1992, apenas com motor V6 2,8 de 172 cv. Esta versão chegou a ser avaliada pela Volkswagen brasileira para importação, que não se concretizou — os Audis só chegariam aqui em 1994, através da Senna Import.

O interior do S4 convidava a acelerar, com o volante de três raios e os instrumentos de fundo branco. Mais tarde recebeu o motor V8 de 4,2 litros e 280 cv, para desempenho ainda melhor

O 100 teve essa denominação até junho de 1994. Ao mesmo tempo em que lançava o A8, a marca uniformizava os demais modelos com esse padrão de siglas, passando o 100 para A6 e o S4 para S6 (no ano seguinte chegariam o A4 e sua versão esportiva S4, daí a necessidade de renomear o S4). Terminava ali o uso de um número que para a marca simbolizou muito mais: foi seu modelo de topo durante anos e o responsável pela introdução de conceitos que concorreram para que a Audi atingisse o prestígio que hoje possui.

Ficha técnica
_ 200 (1980) V8 (1988) S4 (1992)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
5 em linha
longitudinal,
8 em V a 90º
longitudinal,
5 em linha
Comando e válv. por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 79,5 x 86,4 mm 81 x 86,4 mm
Cilindrada 2.144 cm3 3.562 cm3 2.226 cm3
Taxa de compressão 7:1 10,6:1 9,3:1
Potência máxima 170 cv a
5.400 rpm
250 cv a
5.800 rpm
230 cv a
5.900 rpm
Torque máximo 27 m.kgf a
3.300 rpm
34,6 m.kgf a
4.000 rpm
35,6 m.kgf a
1.950 rpm
Alimentação injeção mecânica injeção multiponto injeção mult., turbo e resfriador de ar
CÂMBIO
Marchas e tração 5 5 (manual)
ou 4 (aut.)
5
Tração dianteira integral
FREIOS
Dianteiros e traseiros disco ventilado / disco disco ventilado
Antitravamento não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente McPherson
Traseira eixo de torção independente, braços sobrepostos
RODAS
Pneus 205/60 R 15 225/50 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 4,69 m 4,86 m 4,89 m
Entreeixos 2,68 m 2,70 m 2,69 m
Peso 1.260 kg 1.790 kg 1.745 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 200 km/h 238 km/h 240 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,5 s 7,7 s 7 s

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