Best Cars Web Site
Carros do Passado

O utilitário esporte da Jeep desbravou caminhos, como seus antecessores, mas também abriu espaços no mercado. Além de profissionais, militares e agricultores, fez sucesso com quem desejava um carro familiar robusto e espaçoso, capaz de ir mais longe que os automóveis e de servir a aventuras de lazer, caça, pesca e outras atividades.

A tração integral em uma perua familiar era o grande atrativo do Wagoneer:
a aderência e o controle "em dobro" eram bem explorados por sua publicidade

Novos motores   O final de 1965 marcava a estréia de novo estilo frontal, com apenas dois faróis e uma grade bem maior e mais harmoniosa, e de um motor V8: o Vigilante de 327 pol³ (5,4 litros) e 250 cv. O Tornado de seis cilindros dava lugar ao Hi-Torque 6, de 232 pol³ (3,8 litros), comando de válvulas no bloco e 145 cv; o câmbio manual ganhava a quarta marcha e surgia a opção de direção assistida. O engate da tração integral estava mais simples e constituía uma das qualidades desse Jeep diante dos concorrentes.

A nova linha incluía o Super Wagoneer, com decoração externa em três tons, capota revestida em vinil com bagageiro cromado, amplas calotas e pneus de faixa branca. Era uma indicação de como os utilitários se tornariam mais urbanos e luxuosos para conquistar novos adeptos. A versão vinha de série com tração integral, motor V8 com potência elevada para 270 cv, câmbio automático Turbo Hydramatic, direção assistida e servofreio.
Continua

O desenho frontal do modelo 1965 era mais agradável -- e vinha acompanhado por novos motores, um deles o V8 de 5,4 litros e 250 cv brutos
Nas telas
No filme Breakdown - Implacável perseguição (1997), de Jonathan Mostow e com Kurt Russell, o protagonista está viajando com a esposa quando ocorre um problema em seu Grand Cherokee Laredo, vermelho, da primeira geração (foto ao lado). Um caminhoneiro resolve ajudá-los levando a moça até um socorro mecânico. Ele consegue consertar o carro sozinho mas, ao ir encontrá-la, percebe que ela desapareceu. Cerca de um terço do filme acontece dentro do carro, nas mais diversas situações.

Em O Náufrago (Cast away), de 2000, com Tom Hanks e Helen Hunt, quase no final o protagonista está com a ex-namorada ao lado do Jeep Cherokee 1998 que pertenceu a ele. Elogia o carro, que ela guardou desde o acidente aéreo que os separou, e sai com o Jeep, para logo depois voltar sob forte chuva e reencontrá-la.

Em Ritmo Louco (Footloose), de 1984, alguns Cherokees Chief da primeira geração podem ser vistos em certas cenas, um deles um belo exemplar com carroceria azul e teto branco.

por Francis Castaings; colaborou Daniel M. Cosme

Para ler
Jeep: Cj to Grand Cherokee (A Collector's Guide) - por James Taylor, editora Motor Racing. Publicado em 1999, tem 128 páginas com a evolução da linha Jeep, desde os primeiros modelos civic até o Grand Cherokee de segunda geração.

Jeep: 1941-2000 Photo Archive - por Peter C. Sessler, editora Iconografix. Livro de 128 páginas publicado em 2000 com muitas imagens dos utilitários da marca desde os tempos da Segunda Guerra Mundial.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados