Os Fords para toda obra
Robustos e imponentes,
os picapes F-100 e F-1000 |
|
Fundada no Brasil em 24
de abril de 1919, a Ford foi nossa primeira montadora de automóveis — o
impróprio termo, tão usado atualmente, justifica-se neste caso, pois só
passaria a fabricante 38 anos mais tarde. Iniciou suas atividades em um
armazém na rua Florêncio de Abreu, no centro da capital paulista,
montando Modelos T que chegavam
dos EUA desmontados. A marca já era conhecida por aqui desde 1904,
quando haviam desembarcado seus primeiros carros importados. |
O primeiro Ford brasileiro depois do caminhão, lançado em 1957: linhas arredondadas, pára-lamas salientes, motor V8 de 4,5 litros |
Era um caminhão F-600,
com conteúdo 40% nacional e motor V8 a gasolina de 4,5 litros, 167 cv
de potência a 4.400 rpm e torque máximo de 35,9 m.kgf a 2.200 rpm (valores
brutos), importado dos EUA (já em 1959, porém, seria
nacionalizado). O mesmo propulsor equiparia, a partir de 1967, o
Galaxie. Dois meses depois
era colocado no mercado o picape F-100, utilizando a mesma cabine e o
motor do caminhão. |
Em 1962 chegava o modelo Styleside, com capô da mesma largura dos pára-lamas, cabine mais larga e quatro faróis |
As primeiras alterações ocorriam em 1959, com pára-brisa envolvente de área 20% maior e novo painel de instrumentos. Três anos depois a cabine ficava mais larga e o capô era integrado em estilo aos pára-lamas, o chamado Styleside. Havia agora quatro pequenos faróis circulares e bancos com espuma de borracha no assento e no encosto, para maior conforto — uma palavra que, de qualquer modo, não definia com exatidão o uso desses veículos. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 6/9/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |