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Carros do Passado

Além desses, vários outros itens constavam da lista de opcionais, como direção assistida, controle elétrico dos vidros e dos ajustes de bancos, servofreio, rodas Rally, diferencial autobloqueante, suspensão mais firme, cintos de segurança, volante esportivo, rádio AM e instrumentos adicionais como conta-giros. Com tudo isso, o preço inicial de US$ 2.550 não chegava a US$ 3.600 (seriam US$ 20.983 hoje), uma oferta convidativa que fez 75 mil levarem um para casa.

Novo estilo   Embalada pelo êxito do GTO, a marca não deixava de torná-lo cada vez mais atraente. O modelo 1966 adotava os carburadores Rochester como padrão na linha, mantendo as versões de 335 e 360 cv (o modelo com admissão induzida tinha a mesma potência declarada deste último), e ganhava novo estilo, jovial e elegante. Estava maior — e mais pesado, o que começava a se mostrar um problema.

Já em 1965, uma nova frente o deixava parecido com o Ford Galaxie da época, enquanto o motor mais potente ganhava sistema Ram Air e passava a 360 cv

Seus 1.660 kg já estavam próximos do que pesava em 1962 um Pontiac Catalina, o maior modelo da marca. Uma opção da fábrica era entregá-lo sem revestimentos absorventes de ruído, o que funcionava bem para quem fosse às pistas, mas o deixava barulhento e desconfortável no uso cotidiano. Mesmo assim, a resposta do mercado não podia ser melhor: quase 97 mil vendidos, a melhor marca na história dos muscle cars.

Um dos trunfos da Pontiac era divulgar valores de potência muito próximos do que o motor conseguia despejar nas rodas, após as perdas naturais da transmissão e dos acessórios mecânicos. Enquanto outras marcas exibiam com orgulho valores brutos que se dissipavam até o solo, o GTO demonstrava a cada teste desenvolver o que a GM divulgava. Isso lhe deu vantagem nas competições de arrancada da NHRA (National Hot Rod Association), em que os carros eram segmentados pela potência.
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Em escala

Não faltam opções para quem quer ter um GTO na mesa ou na estante. A Hot Wheels dispõe do modelo Hardtop 1966 (acima) em duas opções de cores, também em 1:18, equipado com rodas modernas e suspensão rebaixada, como se fosse um modelo restaurado de hoje.

Para quem prefere miniaturas em 1:24, a Classic Metal fabrica o modelo 1966 (acima) nas três versões de carroceria, em vermelho e dois tons de azul.

A ERTL oferece os modelos da melhor fase — 1967 e 1968 — em cores variadas, como branco, bege, vermelho e dois tons de azul, em carrocerias cupê e Hardtop (acima).

Produz também o 1967 azul, como o usado no filme Triplo X (acima), e um Street Machine 1969, com suspensão rebaixada, rodas especiais e outros acessórios (abaixo). Todos são em 1:18. Na mesma escala a Maisto oferece o GTO 1965.

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