O grande americano
O Impala
representou um modelo de prestígio por |
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Por mais criticado que seja, o American way of life — o estilo de vida americano — encanta muitos admiradores de automóveis. Deixando de lado os baixos limites de velocidade e o excesso de câmbios automáticos, os Estados Unidos foram por décadas a Meca da indústria automobilística. Em um mercado tão diversificado e concorrido, ter carisma é uma necessidade, e ser a preferida por muitos consumidores, um trunfo valioso. E este era o caso da Chevrolet, que vendeu mais de 13 milhões do que talvez fosse seu principal produto: o Impala. |
O estudo de estilo de 1956: o nome Impala aplicado a um cupê de linhas esportivas, que parecia um Corvette de quatro lugares e teto rígido |
A década de 50
Desde o final da Segunda Guerra
Mundial, em agosto de 1945, até à primeira crise do petróleo, em 1973,
era fácil identificar o típico carro americano: os modelos
full-size, com mais de cinco metros de comprimento e duas
toneladas, servidos com motores V8 de alta cilindrada e caixas
automáticas. Eram típicos de um período da história em que as gorjetas
dadas aos frentistas equivaliam a alguns litros de gasolina, retrato
de uma época em que nada parecia abater a prosperidade americana. |
O primeiro modelo de produção, 1958: mais baixo e largo que o Chevrolet de 1957, com opção entre cupê hardtop e conversível |
O estudo se assemelhava
mais a um Corvette para quatro pessoas do que a um legítimo sedã
americano. Antecipando tendências de estilo, estava mais largo e baixo e
possuía grande área envidraçada. Podiam-se observar elementos de estilo
já vistos em esportivos estrangeiros da época, mas os traços do
estilista-chefe da casa, Harley Earl, eram inconfundíveis. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Fotos: divulgação - Data de publicação: 23/8/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |