Best Cars Web Site
Carros do Passado

O Miura P400 SV   Em março de 1971 a Lamborghini apresentava a última versão oficial do Miura, denominada P400 SV (Spinto Veloce, ou veloz em italiano). Seu motor recebia modificações que elevavam a potência a 385 cv a 7.850 rpm, com um torque de 40 m.kgf. O desempenho chegava à marca dos 300 km/h. Além do motor, a suspensão era redesenhada, visando melhor estabilidade, e o diferencial autobloqueante sofria reajustes. Esteticamente não havia muita coisa para se mudar: apenas detalhes como lanternas, luzes de direção e moldura dos faróis. Era só um retoque para diferenciar o Veloce dos demais Miuras.

SV, a última evolução: com 385 cv, chegava à barreira dos 300 km/h e trazia alterações na suspensão e diferencial para melhorar o comportamento

No entanto, as modificações não foram capazes de fazer muito pelas vendas. Muitos fatores corriam contra o esportivo de Ferruccio, como problemas financeiros e a crise do petróleo de 1973, que assustava o mundo e exigia motores econômicos. Em dezembro de 1972, após fabricar 150 SVs, a Lamborghini deixava de produzir o Miura, para dar prosseguimento a novos modelos como o Countach.

Sem dúvida o Miura foi um grande divisor de águas na indústria automobilística e dentro da própria marca. Depois dele os carros foram batizados com nomes de raças de touros, com exceção do Countach, e os motores centrais se tornaram obrigatórios em todos os Lambos. Para o resto do mundo, o Miura serviu de inspiração para carros como o Ferrari 365 Berlinetta Boxer e até hoje é visto com respeito pelos entusiastas.

Ficha técnica
Técnica refinada: câmbio e diferencial integrados ao motor permitiam um conjunto mais compacto e sua montagem transversal
_ P400 (1966) P400 S (1969) P400 SV (1971)
MOTOR
Posição e cilindros central-traseira, transversal, 12 em V
Comando e válv. por cilindro duplo nos cabeçotes, 2
Diâmetro e curso 82 x 62 mm
Cilindrada 3.929 cm3
Taxa de compressão 9,8:1 10,4:1
Potência máxima 350 cv a
7.000 rpm
370 cv a
7.500 rpm
385 cv a
7.850 rpm
Torque máximo 36,8 m.kgf a
5.500 rpm
39 m.kgf a
5.500 rpm
40 m.kgf a
5.750 rpm
Alimentação 4 carburadores de corpo triplo
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco a disco ventilado
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, braços sobrepostos
RODAS
Pneus 205-15 GR 70 VR 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,36 m
Entreeixos 2,50 m
Peso 980 kg ND
DESEMPENHO
Velocidade máxima 280 km/h 285 km/h 300 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,7 s 5,5 s ND
ND = não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados