O V16 de 1938 tinha ângulo de 135° entre os cilindros, válvulas laterais, curso mais curto dos pistões e carburador Carter. Com 7,0 litros, sua potência era de 185 cv a 3.600 rpm. Como o original, era praticamente dois oito-cilindros com carburadores, distribuidores, bobinas, escapamento, bombas d'água e de óleo em duplicidade. |
Surge a nova geração: motor revisado e carrocerias que antecipavam o estilo dos anos 40, como neste Town Sedan 9059, com assentos estilo ópera e teto em couro |
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A grade em forma de caixa de ovos até hoje é marca registrada dos Cadillacs; ao lado, um V16 Imperial para sete passageiros |
Mais uma vez, Harley Earl
cuidara do estilo, Owen Nacker da engenharia. O entreeixos estava 33 cm
mais curto que no projeto anterior, embora as carrocerias fossem tão
grandes quanto antes ou mesmo maiores. Tinha grade mais rústica, faróis
nos pára-lamas e saídas de ar nas laterais do capô e nas saias do
pára-lamas. Pouco mudava em 1939: as soleiras das portas com friso
cromado, o capô e as saias com lanças cromadas, novo painel, detalhes
nos faróis e lanternas. |
Um Fleetwood 9006 como este teve duas unidades usadas pela Casa Branca como carros de segurança. Após a Segunda Guerra Mundial, substituíram seus motores por V8 |
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O conversível 9067 da geração 1938-1940: opção de dois lugares para um motor com ótimo desempenho para a época |
Atenta a seu futuro bem como às glórias passadas, a Cadillac sabe hoje que a ousadia de seus últimos e próximos modelos não dispensa a associação ao que ela fez de mais admirável em 100 anos de existência. Bem mais que o excesso estético dos rabos-de-peixe, o V16 simboliza o momento em que o lendário fabricante foi a referência em sofisticação e tecnologia para o mundo. Sem dúvida, não é por acaso que, em vez de um modelo de afiadas barbatanas e cromados em profusão, a Cadillac preferiu recriar o V16 num momento tão especial quanto 2002, o ano do centenário. |
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