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Carros do Passado

O V16 de 1938 tinha ângulo de 135° entre os cilindros, válvulas laterais, curso mais curto dos pistões e carburador Carter. Com 7,0 litros, sua potência era de 185 cv a 3.600 rpm. Como o original, era praticamente dois oito-cilindros com carburadores, distribuidores, bobinas, escapamento, bombas d'água e de óleo em duplicidade.

Surge a nova geração: motor revisado e carrocerias que antecipavam o estilo dos anos 40, como neste Town Sedan 9059, com assentos estilo ópera e teto em couro
A grade em forma de caixa de ovos até hoje é marca registrada dos Cadillacs; ao lado, um V16 Imperial para sete passageiros

Mais uma vez, Harley Earl cuidara do estilo, Owen Nacker da engenharia. O entreeixos estava 33 cm mais curto que no projeto anterior, embora as carrocerias fossem tão grandes quanto antes ou mesmo maiores. Tinha grade mais rústica, faróis nos pára-lamas e saídas de ar nas laterais do capô e nas saias do pára-lamas. Pouco mudava em 1939: as soleiras das portas com friso cromado, o capô e as saias com lanças cromadas, novo painel, detalhes nos faróis e lanternas.

Em 1940 o V16 voltava sem novidades. Apenas 61 unidades foram comercializadas. Chegava ao fim uma era de motores excepcionais da marca que ainda seria referência em luxo por muitos anos. No ano seguinte os EUA entrariam na Segunda Guerra Mundial, que já arrasava a Europa. A Cadillac sobreviveria à Depressão, à guerra e viveria nova fase de bonança, mas apoiada apenas nas qualidades de seus motores V8. Motores de 16 cilindros não cabiam mais na realidade da época, mas haviam cumprido seu papel de abrilhantar ainda mais o ótimo conceito da empresa.

Um Fleetwood 9006 como este teve duas unidades usadas pela Casa Branca como carros de segurança. Após a Segunda Guerra Mundial, substituíram seus motores por V8
O conversível 9067 da geração 1938-1940: opção de dois lugares para um motor com ótimo desempenho para a época

Atenta a seu futuro bem como às glórias passadas, a Cadillac sabe hoje que a ousadia de seus últimos e próximos modelos não dispensa a associação ao que ela fez de mais admirável em 100 anos de existência. Bem mais que o excesso estético dos rabos-de-peixe, o V16 simboliza o momento em que o lendário fabricante foi a referência em sofisticação e tecnologia para o mundo. Sem dúvida, não é por acaso que, em vez de um modelo de afiadas barbatanas e cromados em profusão, a Cadillac preferiu recriar o V16 num momento tão especial quanto 2002, o ano do centenário.

Ficha técnica
_ modelo 1930 modelo 1938
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 16 em V
Comando e válv. por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 76,2 x 101,6 mm 82,5 x 82,5 mm
Cilindrada 7.412 cm3 7.064 cm3
Taxa de compressão 5,35:1 7,1:1
Potência máxima bruta 185 cv a 3.400 rpm 185 cv a 3.600 rpm
Torque máximo ND
Alimentação dois carburadores
CÂMBIO
Marchas e tração 3, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira eixo rígido independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 7,00-19 7,50-19
DIMENSÕES
Comprimento 5,65 m 5,23 m
Entreeixos 3,76 m 3,58 m
Peso 2.400 a 2.700 kg 2.200 a 2.400 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 160 km/h ND
Aceleração de 0 a 96 km/h 24 s ND
ND= não disponível

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