O último Chrysler da "série letra" foi o 300L de 1965, que exibia novas linhas e cada vez menores distinções para o Sport 300. Mais amplo, o carro transportava agora cinco passageiros, com teto rígido ou conversível e sempre duas portas. Os faróis passavam a retangulares e as rodas traseiras ficavam ligeiramente encobertas pelos pára-lamas. Com o fim da dupla carburação, o motor de 360 cv agora era o único, enquanto o Sport oferecia os de 315 e 360 cv. Para o ano seguinte a Chrysler decidiu encerrar a série, que já não seguia o conceito esportivo de 1955. Nesse período a Chrysler produziu 14.268 unidades com teto rígido e 2.588 conversíveis. |
![]() |
No último modelo da série, o 300L de 1965, formas discretas e um único motor de 360 cv: depois dele, a Chrysler ficaria só com o 300 básico |
O
300 "sem letra" permaneceu com quatro opções de carroceria e apenas o
motor 383, em versões de 325 e 365 cv. Para 1967 chegava o enorme V8 de
440 pol³ (7,2 litros), com carburador de corpo quádruplo e 350 cv, mas
havia a versão TNT com 25 cv adicionais. Um ano depois o carro recebia
faróis ocultos pela grade, e em 1969, nova carroceria com dimensões
ainda mais avantajadas. Em 1970, sem grandes mudanças, foi oferecido o
300 Hurst, série de 501 unidades criada em parceria com a fábrica de
comandos de câmbio especiais. Trazia pintura em dois tons (branco e
dourado), rodas esportivas, defletor traseiro e, claro, comando Hurst
para o câmbio automático de três marchas. O motor era o TNT de 375 cv. O
ano seguinte foi o último para o 300, já sem versão conversível. |
![]()
|
![]() |
O modelo que viria na seqüência à "série letra", o 300M, acabou por
demorar 33 anos desde o encerramento da linha. Em 1998 ele
surgia, muito diferente dos anteriores: um sedã de quatro portas, tração
dianteira e motor V6 transversal de 3,5 litros e 253 cv. Um carro de
alto desempenho, sem dúvida, mas sem os elementos fundamentais de seus
antepassados. Assim, foi com euforia que os admiradores dos clássicos
300 receberam, em 2003, a apresentação do novo 300C, o grande sedã de
formas retilíneas, tração traseira e motor V8. São 340 cv na versão de
5,7 litros e 425 cv na de 6,1 litros, a esportiva SRT-8. |
|
Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |