Mudança de endereço Em meados de 1978 concretizava-se a aquisição da Alfa Romeo pela Fiat, quando a produção fluminense era transferida para Betim, MG. A compra encerrava uma longa fase de indefinição, durante a qual surgiram hipóteses diversas, da absorção pela Volkswagen ao encerramento da produção do 2300. A mudança de "casa" permitiu melhorar o nível de ruído e a proteção contra corrosão, mas não serviu para reduzir seu preço: em setembro era de Cr$ 225,7 mil para o B e Cr$ 288,2 mil para o ti, perdendo apenas da linha Galaxie/Landau (de Cr$ 253,8 mil a Cr$ 314,6 mil). O Opala Comodoro 4,1 custava Cr$ 173,5 mil, e o Dodge Gran Sedan V8, Cr$ 193,3 mil. |
Dos boatos de que sairia de linha ao da absorção pela Volkswagen, muito se especulou sobre o futuro da Alfa Romeo até a compra pela Fiat, em 1978, que levava a produção para Betim, MG |
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Os
modelos 1980 começavam a se render às tendências da época: pára-choques
pretos substituíam os cromados e o 2300 ti ganhava uma pintura preta
emoldurando as janelas laterais, diferenciando-o do B. Um ano depois
vinha a versão a álcool, com 145 cv e 23 m.kgf — números intermediários
entre os do B e os do ti4, como passava a se chamar a
versão a gasolina com carburação dupla. Apresentado como ti, o
Alfa a álcool usava carburador único como o 2300 B e não teve grande
sucesso comercial. Outra novidade era a direção com assistência
hidráulica progressiva, que se tornava mais firme em alta velocidade,
eliminando uma tradicional crítica a sistemas assistidos. |
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Grade, lanternas traseiras e pára-choques tentavam atualizar o 2300 para 1985, sem muito sucesso: dois anos mais tarde ele saía de linha, encerrando o ciclo Alfa na indústria nacional |
Para 1983 a versão ti4 tornava-se a única disponível, carregando
o brasão da marca italiana junto ao exclusivo quadrifoglio.
Entretanto, com quase uma década de mercado, o 2300 mostrava claros
sinais de desgaste. Uma tentativa de rejuvenescê-lo era feita na linha
1985, que recebia pára-choques envolventes, nova grade dianteira e
lanternas traseiras maiores. As mudanças não apenas eram insuficientes
para lhe dar um ar de anos 80, como também geravam dissonância com o
desenho superado da carroceria. |
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