O motor tinha 3.995 cm³ e 286 cv, o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos e alcançar 240 km/h. O modelo de 1966, com motor Vantage, mantinha a cilindrada mas ficava mais potente, com três carburadores Weber e 330 cv. Ganhava 6 décimos na aceleração até os 100 km/h e chegava a 250 km/h. Ainda era um carro suave em baixas rotações, mas quando exigido mostrava todo seu vigor. O câmbio automático era oferecido como opção sem custo adicional.

A traseira do DB6 incluía um defletor incorporado, para ajudar na estabilidade em alta: preocupação justificada pelos motores de 286 e 330 cv

Só na pequena entrada de ar lateral com a inscrição da versão, sobre o friso, distinguia este DB6 dos outros. O interior continuava muito luxuoso e os vários mostradores tinham contornos cromados. Seu concorrente direto era o Ferrari 330 GT. Contava também com quatro freios a disco. Na versão mais sofisticada, custava 20% a mais que um Rolls-Royce Silver Shadow! Em 1966 a versão conversível Volante do DB5 cedia lugar à mesma opção do DB6, no mesmo ano em que Paul McCartney, dos Beatles, recebia seu cupê verde com interior preto.

Em 1969 aparecia a versão Mk II, com injeção de combustível opcional e rodas e pneus mais largos. A rodas, por sinal, desde o modelo DB4 eram muito bonitas, raiadas e com um parafuso central de três pontas. O interior também estava modificado, mais moderno, e permanecia a oferta do conversível. Em novembro de 1970 a produção era encerrada, dando lugar à série DBS, lançada dois anos antes. A linhagem DB da Aston Martin foi considerada os primeiros supercarros ingleses nas décadas de 1950 e 1960. Seu charme e desempenho conquistam admiradores até hoje.

O interior luxuoso permaneceu uma característica da série até esse último modelo; em 1970 a Aston Martin introduzia o DBS, pondo fim a uma linhagem de carros esporte
Ficha técnica
_ DB4 GT
(1959)
DB5 Vantage
(1964)
DB6 Vantage
(1965)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 6 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 92 x 92 mm 96 x 92 mm
Cilindrada 3.670 cm3 3.996 cm3
Taxa de compressão 9:1 9,4:1
Potência máxima 302 cv a
6.000 rpm
314 cv a
5.750 rpm
330 cv a
5.500 rpm
Torque máximo 37,3 m.kgf a
5.000 rpm
43,8 m.kgf a
3.850 rpm
40,1 m.kgf a
4.500 rpm
Alimentação 3 carburadores
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente / eixo rígido
RODAS
Pneus 6,00-16 6,70-15 ND
DIMENSÕES
Comprimento 4,36 m 4,57 m 4,62 m
Entreeixos 2,36 m 2,48 m 2,58 m
Peso 1.270 kg 1.465 kg 1.550 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 240 km/h 248 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 6,5 s 6,4 s
ND = não disponível

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