Um aristocrata em traje esporte
A classe
e o requinte habituais na Bentley somaram-se |
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No começo do século passado, na década de 1920, W. O. Bentley fabricou
seu primeiro automóvel. Logo ficou famoso por inscrever o primeiro
modelo estrangeiro para participar da famosa prova 24 Horas de Le Mans,
na França. Em 1924 obteve sua primeira vitória, três anos depois outra,
e dali até 1930 levou todos os troféus da vitória para a Grã-Bretanha.
Apesar do êxito nas pistas, seus esportivos de rua eram caros, os
fornecedores de peças não cumpriam os prazos e os problemas financeiros
começaram a ficar incontornáveis. Por estes motivos, em 1931 a empresa
era adquirida pela famosa Rolls-Royce, também inglesa. |
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O primeiro Continental R surgiu em 1952 com formas aerodinâmicas e elegantes, embora clássicas: o perfil da marca sempre foi o de não apostar em modismos |
Em
1952, após longos testes e aprimoramentos, nascia o modelo Continental
R. Aliar conforto, elegância e alguma esportividade era o desafio.
Tudo isso a tradicional Bentley conseguiu na fabricação de um
fantástico cupê. Grande, com 5,24 metros de comprimento, tinha frente
e traseira fartas. O estilo fastback,
porém, já estava mais para anos 40 do que para a década de seu
lançamento. Enquanto americanos, franceses, italianos e alemães
abandonavam esse estilo, adotando o de três volumes e com linhas mais
retas, o carro britânico conservava o classicismo de linhas
arredondadas. |
O Bentley R de quatro portas: estilo tradicional e o mesmo motor de seis cilindros em linha e 4,6 litros |
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A carroceria do charmoso cupê era feita em alumínio, com peças de acabamento em liga leve. Os pára-choques também seriam, mas o mercado americano não admitiria, pelo que passaram a ser em aço. O conjunto tinha o peso de 1.600 kg, cerca de 250 kg a menos que o sedã Bentley tipo R de mesma mecânica. A carroceria era feita pela afamada casa H. J. Mulliner & Company, que desde o século XIX fabricava carroças, landaus e phaétons. Era apoiada em um chassi de aço, com reforços em "X", e para evitar rangidos na carroceria havia revestimentos com um papel especial. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 24/6/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |