No ano seguinte a marca abandonava o importante mercado americano, mas introduzia na Itália o 4.18v, sucessor do 422, com quatro portas e motor 2,0 de 220 cv. Foi um dos primeiros Maseratis com sistema antitravamento de freios (ABS), até então desconsiderado pelos puristas. O 222 recebia a sigla SR e um aspecto da frente semelhante ao do Shamal, com dois faróis circulares e dois retangulares de cada lado — o mesmo padrão seria aplicado a toda a série em pouco tempo. Suas rodas pareciam grandes discos sólidos e a traseira tinha lanternas em tom fumê. |
O 2.24v Racing era maior que o Shamal, mas usava a mesma frente de aparência "nervosa", que em algum tempo seria estendida a outros modelos da linha |
![]() |
O
nome Ghibli, utilizado na década de 1970 por um cupê esporte (leia
história), retornava em 1992 em uma evolução da série Biturbo. O
duas-portas de entreeixos intermediário (2,51 metros) lembrava o Shamal
pela frente e os pára-lamas, mas tinha uma traseira mais sóbria e amplas
janelas laterais traseiras, sem a faixa no teto. Por dentro era um
grã-turismo de luxo, com revestimentos em couro e apliques de
madeira-de-lei, além de conveniências como ar-condicionado automático e
ajuste elétrico dos bancos. |
![]() |
Também com entreeixos intermediário, o Ghibli associou o ar esportivo do Shamal a um interior mais amplo e confortável; esta versão Cup extraía 330 cv do motor de 2,0 litros |
A última e mais potente variação da série Biturbo foi o Ghibli Cup, de 1996, época em que apenas este cupê permanecia em produção (ao lado da nova geração do Quattroporte). O motor de 2,0 litros chegava a 330 cv (165 cv/l) e o estilo era inspirado no campeonato monomarca que utilizava o modelo — leia boxe. Dois anos depois o Ghibli saía de produção, substituído pelo 3200 GT, que herdava o motor V8 de 3,2 litros do Shamal. A versão inicial, Biturbo 2,0, foi de longe a mais vendida da série, com cerca de 9.200 unidades, seguida pelo Biturbo 2,5 (6.000), o 420 (2.800) e o 425 (2.050). |
|
Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |