Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O cupê de 2001 e a série de 35 anos de 2002, que marcou também o encerramento da produção do Camaro

Bem diferente dos primeiros anos, as alterações eram cada vez menores no Camaro, em oposição ao Mustang, que chegava a uma nova geração. O desinteresse da GM por seu pony-car estava evidente.

Em 1999 o V6 passava a ter acelerador eletrônico, monitor para controlar a troca de óleo e diferencial autobloqueante Torsen. Os modelos 2000 também traziam poucas novidades: controles do sistema de áudio no volante, retrovisores externos na cor do carro, uma disqueteira para 12 CDs. Em 2001 vinham novas rodas de 16 pol, um motor LS1 com 5 cv a mais para o Z28, sem admissão forçada, e câmbio automático de série nas versões conversíveis com motor V6.

Estava claro que a Chevrolet apenas aguardava o 35º aniversário para encerrar a produção do Camaro. A versão comemorativa, oferecida como cupê e conversível, trazia somente faixas decorativas. E assim, sem maiores glórias, o último pony-car da marca deixava a fábrica de St. Therese, Quebec, no Canadá, depois de 4,78 milhões de unidades, para ficar na lembrança de muitos admiradores. Uma legião que deposita suas esperanças em uma recente especulação: a de que a GM lançará, em 2009, um novo cupê de tração traseira, motor potente e preço acessível, com o mítico nome que consagrou essa receita desde os anos 60.

Ficha técnica
_ RS conversível
327 (1967)
Z/28 (1983) SS 35th Anniv.
(2002)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 101,6 x 82,5 mm 94,9 x 88,3 mm 99 x 92 mm
Cilindrada 5.354 cm3 4.997 cm3 5.665 cm3
Taxa de compressão 8,75:1 9,5:1 10,1:1
Potência máxima 210 cv brutos
a 4.600 rpm
190 cv a
4.800 rpm
325 cv a
5.200 rpm
Torque máximo 44,3 m.kgf brutos
a 2.400 rpm
33,1 m.kgf a
3.200 rpm
47 m.kgf a
4.000 rpm
Alimentação carburador de corpo duplo carburador de corpo quádruplo injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 3 ou 4, traseira 5, traseira 6, traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente
Traseira eixo rígido
DIMENSÕES
Comprimento 4,69 m 4,77 m 4,91 m
Entreeixos 2,74 m 2,57 m 2,56 m
Peso 1.395 kg 1.525 kg 1.610 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 190 km/h* 210 km/h* 255 km/h
Aceleração de 0 a 96 km/h 8,0 s* 7,0 s* 5,1 s
* Dados de desempenho estimados

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade