Meio século de Chevy V8
O V8 de
bloco pequeno da Chevrolet, um dos motores mais |
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Quando se fala hoje em dia de V8 small-block (bloco-pequeno),
muitos se desinteressam por considerar um anacronismo essencialmente
americano, sobretudo num país como o nosso, de influência cultural
automobilística européia. Essas pessoas colocam todos os V8 americanos
no mesmo balaio de gatos, visto que a maioria tem configuração básica
semelhante. |
O novo Corvette Z06 representa o ponto máximo da evolução do small-block Chevrolet, uma história que começou há cinco décadas |
Já
no início dos anos 90, quando novos V8 de duplo comando e quatro
válvulas por cilindro começavam a se multiplicar (nos novos Lexus e
Infiniti, provocando outras a seguir a tendência), a GM já se mostrava
segura nas qualidades de seu V8 de comando único no bloco e duas
válvulas por cilindro atuadas por varetas, então na casa dos 40 anos
de idade. Se comparado ao alardeado Lexus V8, o motor Chevy pesava
praticamente o mesmo, apesar de seu bloco em ferro fundido, ante
alumínio do Lexus; era menor fisicamente, apesar de maior em
deslocamento, com 5,7 versus 4,0 litros; mais econômico; bem mais
potente, 300 cv ante 250; e com muito menor número de peças que o
japonês. Desnecessário dizer que era, por conseqüência, mais barato e
por definição mais durável (peça que não entra no carro não quebra, já
dizia João Gurgel). Como se não bastasse, seu
centro de gravidade era mais baixo,
devido aos cabeçotes bem mais simples. |
Embora elogiado em seu lançamento, em 1949, o V8 das divisões Oldsmobile (ao lado o modelo 88) e Cadillac logo perderia apelo com a chegada do motor Chevrolet |
O início No final dos anos 40 e início dos 50, algumas imagens estavam consolidadas na mente do consumidor americano: Chevrolets são confiáveis e Fords são velozes. A Ford vinha, desde 1932, equipando seus carros com o famoso V8 flat-head (cabeça-chata), um V8 com válvulas no bloco, acionadas diretamente pelo comando no vale do "V", ficando o cabeçote como apenas uma "tampa" da câmara de combustão, alojando também a vela de ignição. A fama deste propulsor era grande: praticamente todo o movimento hot rod que apareceu na Califórnia no pós-guerra foi calcado em versões preparadas dele. A Chevrolet, por sua vez, usava desde 1929 o Stovebolt Six, um seis-em-linha ancestral de nosso conhecido 4100 do Opala. Apesar de bom, não tinha o desempenho do V8 Ford. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 6/12/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |